Cerca de 6,4 milhões de famílias, beneficiárias ou não de programas como o Bolsa Família (PBF), Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), precisam atualizar seus dados no Cadastro Único até fevereiro de 2026. A medida faz parte da Lei nº 15.077/2024, que estabelece novas diretrizes para a atualização cadastral possibilitando o correto direcionamento dos benefícios sociais.
As famílias serão informadas sobre a necessidade de atualização por meio de mensagens nos aplicativos do Bolsa Família, Caixa Tem, além de notificações nos extratos de pagamento dos programas. As mensagens também estarão disponíveis no ícone “envelope” do aplicativo do Cadastro Único, permitindo que os beneficiários tenham fácil acesso à comunicação.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), as atualizações serão feitas de forma escalonada. Portanto, não é necessário que as famílias se dirijam imediatamente aos pontos de atendimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Para facilitar o processo, também serão enviadas mensagens de voz pela Central de Atendimento da CAIXA.
“Ao serem avisadas, as famílias devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou a gestão municipal do Cadastro Único para atualizar os dados cadastrais. Para as famílias compostas por apenas uma pessoa, seja para a inclusão ou para a atualização cadastral e manutenção de programas de transferência de renda, a entrevista para coleta de dados deverá ser feita no domicílio da pessoa”, diz trecho do comunicado.
Em 2025, a Ação de Qualificação Cadastral será dividida em duas fases: a Averiguação Cadastral (AVE25), que identificará inconsistências nas informações sobre a composição familiar, e a Revisão Cadastral (REV25), focada na atualização das informações.
A partir de fevereiro de 2025, os municípios já têm acesso aos dados por meio do Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SigPBF), e, a partir de março, as informações serão disponibilizadas exclusivamente no Portal de Gestão do Cadastro Único.
O Cadastro Único é a principal ferramenta do governo federal para a seleção e inclusão de famílias de baixa renda em mais de 40 programas sociais, como o Bolsa Família, o Auxílio Gás e o Minha Casa Minha Vida.