Matérias
Segurança

Aumento da violência contra mulheres no carnaval motiva expansão de atendimento no Amazonas

Dados da Sejusc mostram que, entre 2020 e 2024, mais de 6 mil mulheres procuraram apoio durante o período carnavalesco; novas unidades e serviços de acolhimento estão disponíveis para atender as vítimas.

Escrito por
Redação
February 23, 2025
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Foto: Reprodução

Durante o período do Carnaval há um aumento de casos de violência contra mulheres. Segundo dados da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), os meses de fevereiro dos últimos cinco anos somaram mais de 6 mil atendimentos e denúncias de vítimas dessa violência no Amazonas. 

Entre 2020 e 2024, a Secretaria Executiva de Política para as Mulheres, vinculada à Sejusc, registrou 6500 atendimentos. É muito importante verificar que durante o período do carnaval é quando os índices aumentam, por isso que o Governo tem ampliado ainda mais a nossa rede de atendimento”, assinalou a secretária titular da Sejusc, Jussara Pedrosa. 

As mulheres em situação de violência podem fazer registro dos casos nas delegacias especializadas ou em uma das seis unidades do Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem), em todas as zonas de Manaus. No interior do estado, podem ir ao Serviço de Apoio à Mulher, Idoso e Criança (Samic), disponível nas cidades de Itacoatiara, Maués, Tefé, Parintins, Humaitá e Tabatinga. 

Em caso de urgência, a mulher pode procurar a unidade da Secretaria Executiva de Política para as Mulheres (Sapem) Centro-Sul, localizada na avenida Mário Ypiranga, 3.395, Conjunto Eldorado, no Parque 10. O local trabalha com acolhimentos provisórios para a pessoa em situação de violência e sua família, com regime de plantão 24 horas, todos os dias. 

De acordo com a Sejusc, em todos os locais de atendimento, as mulheres vítimas de violência terão acesso a um suporte humanizado, que inclui apoio psicossocial, encaminhamento jurídico, capacitação profissional, orientação familiar e projetos especializados, com o objetivo de promover a autonomia e interromper o ciclo de violência.

Uma cartilha com informações sobre: canais de denúncia, localizações das unidades do Sapem, Cream e Delegacias Especializadas em Crimes Contra a Mulher (DECCM), está disponível no site: www.sejusc.am.gov.br

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas