Amazonas

Atlas ODS Amazonas é lançado para fortalecer a gestão pública no estado

Cerimônia ocorreu na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e reuniu autoridades; documento apresenta indicadores estratégicos para subsidiar políticas públicas nos 62 municípios do Amazonas

Escrito por Redação
2 de fevereiro de 2026
Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (02/02), foi lançado o Atlas ODS Amazonas, publicação que reúne indicadores estratégicos para subsidiar a gestão pública nos 62 municípios do estado. A cerimônia ocorreu na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e reuniu autoridades dos poderes Executivo e Legislativo, além de representantes de órgãos de controle e instituições públicas.

O objetivo do Atlas é apoiar decisões baseadas em evidências e promover a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Foto: Divulgação/ Atlas ODS Amazonas

Para o coordenador do projeto, Henrique Pereira, o Atlas representa um avanço na territorialização da Agenda 2030 e no uso de evidências na gestão pública. “Trabalhar com dados confiáveis e territorializados é essencial para enfrentar desafios complexos da Amazônia. O Atlas amplia essa capacidade de leitura integrada do território e oferece subsídios objetivos para o planejamento e a tomada de decisão”, afirmou.

O documento organiza 42 indicadores oficiais em áreas como saúde, educação, infraestrutura e governança. De acordo com o pesquisador Danilo Egle Santos Barbosa, o Atlas ODS Amazonas existe desde 2019 em formato digital e, com o lançamento da versão impressa, será distribuído aos municípios do interior do estado.

Outro pesquisador responsável pelo projeto, Bruno Lorenzi destacou o caráter prático da publicação. “O esforço do projeto foi traduzir informações complexas em uma ferramenta acessível, capaz de apoiar gestores, órgãos de controle e a sociedade civil”, explicou.

Foto: Divulgação/ Atlas ODS Amazonas

Matérias relacionadas