Festival de Parintins

“As aventuras da Cunhã”: Isabelle Nogueira lança livro infantil na Bienal do Rio 2025

O livro da editoria da UEA e da cunhã poranga do boi garantido, Isabelle Nogueira, tem livro esgotado em menos de uma hora.

Escrito por Redação
16 de junho de 2025
Fotos: Daniel Brito/UEA

A cunhã-poranga do Boi Garantido e ex-BBB, Isabelle Nogueira, estreou como autora no último domingo (15), durante a Bienal do Livro Rio 2025, com o lançamento da HQ “As aventuras da Cunhã”. A obra foi apresentada junto ao pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), professor Dr. Darlisson Ferreira, coorganizador do projeto.

Fotos: Daniel Brito/UEA

O livro mergulha o leitor em uma história encantada ambientada no coração da Amazônia. A narrativa acompanha Cunhã, uma jovem que embarca, a partir da sala de aula, em uma jornada mágica rumo ao Festival Folclórico de Parintins. Ela é acompanhada por seus amigos Manu e Gerson, sua mãe Jaqueline e a arara falante Jackson.

Com ilustrações coloridas e linguagem acessível, a HQ busca dialogar com leitores de todas as idades, reforçando valores como identidade, pertencimento e valorização da cultura amazônica. A inspiração para a criação do livro, segundo Isabelle, surgiu durante uma madrugada de reflexões sobre a infância e o orgulho de ser amazônida.

O lançamento foi um sucesso: todos os exemplares disponíveis foram esgotados em menos de duas horas durante o evento literário. Para Isabelle, mais importante do que as vendas foi a oportunidade de levar conhecimento e orgulho cultural para o público infantil.

“Estou muito impactada, feliz e grata! Mais do que a importância da venda dos livros, é o compartilhamento do saber sobre a cultura amazônica. Meu livro é destinado ao público infantil, com o intuito de resgatar, nas crianças, o orgulho amazônico”, afirmou. 

De acordo com Darlisson Ferreira, o projeto é fruto de um diálogo entre educação, cultura e identidade. A produção da obra envolveu pesquisa, escuta e sensibilidade para representar, de forma simbólica, a força, a alegria e a conexão da mulher amazônida com a natureza.

“Construir ‘As Aventuras da Cunhã’ foi um processo muito cuidadoso. A HQ propõe uma jornada lúdica desde a saída de Manaus até a ilha onde toda a magia do festival acontece, apresentando o Festival de Parintins de maneira leve, criativa e educativa”, explicou o pró-reitor.

Isabelle também destacou que essa é sua nova paixão, usar os quadrinhos como forma de apresentar às novas gerações a riqueza da cultura do Norte.

“Esse livro nasceu do desejo de mostrar para o Brasil e o mundo toda a riqueza cultural da nossa Amazônia. Crescemos cercados de uma natureza exuberante e tradições que precisam ser contadas com orgulho e respeito. É nossa missão repassar às próximas gerações a história do nosso povo”, ressaltou.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Universidade do Estado do Amazonas

Matérias relacionadas