A concessionária Águas de Manaus foi multada em R$ 637,2 mil pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) devido ao desabastecimento frequente de água nos conjuntos residenciais Viver Melhor 1 e 2, localizados no bairro Lagoa Azul, zona Norte da capital. A medida foi tomada após diversos registros de interrupção no fornecimento de água, observados desde março deste ano, quando a empresa foi inicialmente notificada a apresentar soluções para normalizar o serviço, que atende mais de 1.700 famílias na região.
“Nós queremos que os usuários sejam atendidos todos os dias de forma ininterrupta. A empresa precisa oferecer um serviço de qualidade. Água é um serviço essencial”, afirmou o diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade.
De acordo com a agência, vistorias realizadas pela Diretoria de Concessões, Obras e Saneamento constataram falhas graves no sistema de abastecimento, como:
- interrupções prolongadas e recorrentes;
- baixa pressão na rede de distribuição, comprometendo a regularidade e a qualidade do serviço oferecido à população.
Agora, a Águas de Manaus tem 30 dias para efetuar o pagamento da multa ou 15 dias para apresentar recurso administrativo.
Intervenções
De acordo com a concessionária, após a primeira notificação, a empresa executou uma série de intervenções emergenciais, incluindo a instalação de dois reservatórios provisórios, limpeza e testes de vazão em um poço existente e obras de extensão de rede. Apesar dessas ações, os problemas persistiram, e a área continua dependendo do fornecimento complementar por meio de carros-pipa.

Como denunciar
Usuários que enfrentam problemas com o fornecimento de água ou outros serviços regulados podem registrar reclamações nos canais da Ouvidoria da Ageman, disponíveis por WhatsApp (98842-2919 e 98410-3247), e-mail (ouvidoria.ageman2@gmail.com) e telefone 0800 092 3511.