Mundo

Donald Trump publica vídeo com Barack e Michelle Obama retratados como macacos

Conteúdo divulgado na rede Truth Social reproduz fake news sobre a eleição presidencial de 2020, vencida por Joe Biden

Escrito por Redação
6 de fevereiro de 2026
Barack Obama e a esposa foram retratados como macacos. Foto: Reprodução/Instagram

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump publicou um vídeo de 62 segundos em sua rede social, a Truth Social, no qual o ex-presidente Barack Obama e a ex-primeira-dama Michelle Obama aparecem representados como macacos. O trecho de cunho racista foi amplamente visualizado na noite de quinta-feira (5), tanto por apoiadores quanto por críticos de Trump.

O vídeo, atribuído ao site Patriot News — ligado a apoiadores do ex-presidente — reforça uma teoria da conspiração segundo a qual a empresa Dominion Voting Systems teria fraudado a eleição presidencial de 2020, vencida por Joe Biden. Não há qualquer comprovação das alegações apresentadas no conteúdo.

A aparição de Barack e Michelle Obama como macacos ocorre entre os segundos 59 e 60 do vídeo. As imagens foram geradas por inteligência artificial e extraídas de uma publicação do usuário identificado como “Xerias”, na qual outras figuras políticas e personalidades públicas também aparecem representadas como animais, em uma cena que faz alusão ao personagem “Rei Leão”, associado a Trump.

Barack Obama foi o único presidente negro eleito na história dos Estados Unidos, tendo exercido dois mandatos consecutivos entre janeiro de 2009 e janeiro de 2017. Ao deixar o cargo, registrava índice de aprovação de 53%. Na eleição presidencial mais recente, Obama apoiou a candidatura da vice-presidente Kamala Harris, derrotada por Trump no pleito.

Matérias relacionadas