Amazonas

Convênio entre Governo do Amazonas e Fundação Matias Machline forma 319 alunos da rede estadual em cursos técnicos

Parceria firmada em 2023 beneficiou estudantes do ensino médio técnico em Informática e Mecatrônica e já registra aprovações em universidades públicas

Escrito por Redação
30 de janeiro de 2026
Fotos: Diego Peres/Secom

O convênio firmado em 2023 entre o Governo do Amazonas e a Fundação Matias Machline (FMM) resultou na formação de 319 estudantes da rede pública estadual nos cursos técnicos de Informática e Mecatrônica. A conclusão da primeira turma foi marcada por uma cerimônia de colação de grau realizada na noite desta quinta-feira (29/01), que reuniu 557 formandos do ensino médio técnico da instituição.

Participaram do evento o governador Wilson Lima e o vice-governador Tadeu de Souza, além do presidente da Fundação Matias Machline, Sung Un Song; da deputada estadual Professora Jacqueline; do secretário-chefe da Casa Civil, Flávio Antony Filho; do diretor de Ensino e Pesquisa da FMM, Marcos Roberto de Paula; e da secretária executiva adjunta de Ensino da Capital, Edilene Ferreira Pinheiro, representando a secretária de Estado de Educação, Arlete Mendonça. Gestores, educadores, familiares e convidados também acompanharam a solenidade.

Durante a cerimônia, o governador destacou o papel do ensino técnico na formação dos estudantes beneficiados pela parceria. “Essa é uma política que a gente toca de forma muito segura, porque estamos pavimentando um caminho para o futuro. O ensino técnico abre portas, amplia horizontes e prepara o aluno para a vida real, para o dia a dia. Vocês venceram mais uma etapa e estão preparados para enfrentar o futuro”, afirmou Wilson Lima.

O investimento do Estado para os 36 meses de formação dos alunos ultrapassou R$ 24 milhões e incluiu despesas com alimentação, fardamento, livros didáticos e todos os serviços educacionais ofertados. Durante o evento, o governador e o vice-governador foram homenageados pela instituição. Tadeu de Souza ressaltou o alcance social da parceria e relembrou sua própria trajetória na Fundação Matias Machline. Ele ingressou na instituição em 1988, aos 15 anos, como aluno do ensino médio integrado ao curso técnico em Eletrônica, em regime de tempo integral, após ser aprovado vindo da rede pública estadual. Segundo o vice-governador, a formação técnica possibilitou sua entrada no mercado de trabalho, com o primeiro emprego no Polo Industrial de Manaus (PIM).

“Talvez para mim e para minha família tenha sido a primeira oportunidade de ver o mundo com outras cores. A educação de tempo integral transformou a minha vida e abriu portas. Estar aqui hoje, celebrando com os formandos e suas famílias, é um momento de muita emoção. Quero parabenizar o governador Wilson Lima por, desde 2023, iniciar essa parceria”, afirmou.

Dados do projeto indicam que os estudantes atendidos pelo convênio já somam 326 aprovações em instituições públicas de ensino superior, como a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e o Instituto Federal do Amazonas (Ifam), além de universidades de outros estados. Entre as aprovações, estão oito em Medicina, 18 em Direito e 117 em cursos de Engenharia.

Entre os formandos, o aluno Adriel Pontes, concluinte do curso de Mecatrônica, destacou o impacto da formação técnica em sua trajetória acadêmica. “Não só para mim, mas para vários outros alunos, essa oportunidade abriu muitas portas, tanto para a universidade quanto para o mercado técnico”, afirmou. Adriel obteve o primeiro lugar no curso de Direito da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

A formatura da primeira turma marca a consolidação da parceria, que terá continuidade em 2026. No dia 15 de janeiro, o governador Wilson Lima anunciou a abertura de um novo edital com 322 vagas destinadas a estudantes da rede pública estadual para formação técnica integrada ao ensino médio nos cursos de Informática e Mecatrônica. O resultado final está previsto para o dia 2 de fevereiro, com matrículas presenciais nos dias 3 e 4 de fevereiro, na sede da Fundação Matias Machline. O início das aulas está programado para 5 de fevereiro.

Matérias relacionadas