O agendamento para o mutirão de castrações gratuitas de cães e gatos, promovido pela Secretaria de Estado de Proteção Animal do Amazonas (Sepet-AM), inicia nesta sexta-feira (17/10). A ação acontecerá no Centro Universitário Fametro da zona Leste, localizado na avenida Autaz Mirim, nº 8565, bairro Novo Aleixo, das 9h às 14h, com distribuição de senhas por ordem de chegada.
A iniciativa integra o conjunto de ações do Governo do Amazonas voltadas ao controle populacional de cães e gatos e à promoção da saúde pública. Além de oferecer castrações gratuitas, o mutirão também orienta os tutores sobre cuidados e bem-estar animal.
Os procedimentos de castração terão início no sábado (18/10), no mesmo local e horário. Os tutores interessados em realizar o agendamento devem ser maiores de idade e apresentar os seguintes documentos:
- RG;
- CPF;
- comprovante de residência;
- uma foto do animal, impressa ou no celular.
Para a realização dos procedimentos, é necessário que os tutores atendam a alguns critérios, como:
- animais devem estar em boas condições de saúde;
- não podem ter recebido medicamentos, vermífugos ou vacinas nos últimos 21 dias;
- no caso de fêmeas, o procedimento não será realizado se estiverem no cio, gestantes ou em período de amamentação.
A Sepet-AM reforça que não é necessário levar o animal no dia do agendamento, apenas na data marcada para a castração. A triagem é essencial para garantir a segurança dos animais e o bom andamento dos atendimentos.

A secretária de Estado de Proteção Animal, Joana Darc, ressaltou que a ação é fundamental para a saúde pública e a proteção dos animais. Segundo ela, a iniciativa integra as ações da Sepet-AM voltadas para ampliar o acesso da população aos serviços de controle populacional, além de promover mais saúde e bem-estar para os pets e seus tutores.
“A castração é uma das formas mais eficazes de evitar o abandono e o sofrimento dos animais. Estamos trabalhando levando esse serviço a todas as zonas de Manaus e aos municípios do interior, garantindo dignidade e cuidado aos pets, pois isso também é questão de saúde pública”, destacou.
Todas as ações são realizadas sob a coordenação da Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet-AM), que assegura o cumprimento rigoroso dos protocolos de segurança e bem-estar animal. Os procedimentos contam com o acompanhamento de médicos-veterinários e de uma equipe técnica especializada, garantindo qualidade e segurança em cada atendimento.