Na manhã desta sexta-feira (9/10), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) abriu as inscrições para o Mestrado em Ciências Humanas. São oferecidas 23 vagas, distribuídas entre os campi de Manaus e Tefé. As inscrições podem ser realizadas até as 23h59 do dia 3 de novembro, com ingresso previsto para 2026.
O processo seletivo será realizado em quatro etapas: homologação das inscrições, prova escrita de conhecimento específico, avaliação do plano de trabalho e arguição virtual do plano de trabalho.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente de forma on-line, por meio do Formulário Eletrônico de Inscrição (FEI), disponível no site.
Entre os dias 13 e 16 de outubro, os candidatos poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição, desde que se enquadrem em uma das seguintes condições:
- Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico);
- Ser doador de sangue ou medula óssea;
- Ter sido convocado pela Justiça Eleitoral para serviços no período eleitoral;
- Ser candidato com deficiência.
O mestrado é ofertado por meio do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da UEA.
Quem pode participar
Podem participar do processo seletivo candidatos que já possuam diploma de graduação ou que estejam concluindo o curso até a data da matrícula, desde que reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), vindos de diversas áreas, tais como: História; Letras; Geografia; Serviço Social; Direito; Arquitetura; Administração; Jornalismo; Pedagogia; Teatro; Psicologia, entre outras.
As vagas estão distribuídas da seguinte forma:
- Ampla concorrência (AC): 13 vagas
- Servidores docentes e técnicos da UEA (SDTU): 2 vagas
- Pessoas com deficiência (PcD): 5 vagas
- Pessoa preta, parda ou quilombola (PPPQ): 1 vaga
- Indígena (IND): 1 vaga
- Refugiados e migrantes estrangeiros (RME): 1 vaga
A prova escrita também será aplicada nos municípios de Tabatinga e Parintins, além dos polos de oferta em Manaus e Tefé.