O PREVBarco inicia os atendimentos no dia 25 de agosto, levando os serviços previdenciários do INSS a comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas da região Norte. No entanto, desde o dia 18 de agosto, os atendimentos já começaram a ser realizados, contemplando moradores de Itaituba e São Domingos do Capim, no Pará, além de Uarini, São Sebastião do Uatumã e Humaitá, no Amazonas.
A iniciativa percorrerá 47 municípios pelos rios Negro, Amazonas, Tapajós, Solimões e Madeira, ampliando o alcance do atendimento até o fim do segundo semestre de 2025.

As unidades do PREVBarco disponibilizarão diversos serviços previdenciários, garantindo atendimento direto às comunidades atendidas. Os beneficiários poderão esclarecer dúvidas, consultar protocolos e corrigir irregularidades, sem a necessidade de agendamento prévio.
Veja os serviços disponíveis:
- Atendimento sobre descontos associativos indevidos;
- Informações previdenciárias detalhadas;
- Consulta de protocolos em andamento;
- Emissão de senhas para serviços;
- Serviços oferecidos sem necessidade de agendamento.
A iniciativa foi criada para atender populações isoladas das agências do INSS, garantindo reconhecimento de direitos e fortalecendo a cidadania nessas regiões. Confira a programação completa do Prevbarco INSS
Confira roteiro do PrevBarco Manaós I – Vovó Jandira II:
- Humaitá: até 5 de setembro
- Manicoré: 8 a 19 de setembro
- Novo Aripuanã: 22 de setembro a 3 de outubro
- Borba: 6 a 17 de outubro
- Nova Olinda do Norte: 20 a 31 de outubro
- Autazes: 3 a 14 de novembro
- Manacapuru: 17 de novembro a 19 de dezembro

Confira roteiro do PrevBarco Manaós II:
- São Sebastião do Uatumã: 18 a 22 de agosto
- Urucará: 25 a 29 de agosto
- Nhamundá: 1º a 5 de setembro
- Maués: 8 a 26 de setembro
- Boa Vista do Ramos: 29 de setembro a 3 de outubro
- Barreirinha: 6 a 17 de outubro
- Parintins: 20 a 31 de outubro
- Urucurituba: 3 a 14 de novembro

Confira roteiro do PrevBarco Manaós III – Vovô Alarico:
- Uarini: 18 a 22 de agosto
- Jutaí: 25 de agosto a 5 de setembro
- Tonantins: 8 a 19 de setembro
- Santo Antônio do Içá: 22 de setembro a 3 de outubro
- São Paulo de Olivença: 6 a 17 de outubro
- Tabatinga: 20 a 31 de outubro
- Atalaia do Norte: 3 a 14 de novembro
- Benjamin Constant: 17 a 28 de novembro
- Amaturá: 1 a 5 de dezembro
- Fonte Boa: 8 a 19 de dezembro

Sobre o PrevBarco
O PrevBarco é uma estratégia pioneira do INSS para ampliar o acesso à Previdência Social na Região Norte. Com cinco barcos adaptados como agências flutuantes, o programa já beneficiou mais de 2 milhões de pessoas que, anteriormente, precisavam viajar longas distâncias para obter atendimento.
Cada embarcação conta com salas de atendimento, consultórios para perícias médicas, acesso à internet e geração própria de energia, assegurando um serviço eficiente mesmo em áreas remotas.
Atendimento
No primeiro semestre de 2025, as cinco unidades do PREVBarco analisaram mais de 7 mil solicitações de benefícios, incluindo salário-maternidade, aposentadorias e pensões. A atuação das embarcações gerou um impacto econômico relevante: aproximadamente R$ 127 milhões começaram a circular mensalmente nas comunidades atendidas, como resultado do reconhecimento desses direitos.
Mais da metade das solicitações foram referentes ao salário-maternidade, totalizando quase 4 mil pedidos. O segundo benefício mais requisitado variou conforme a região: aposentadoria por idade no Amazonas e Acre, e auxílio por incapacidade temporária no Pará.
