As tradicionais filas formadas por torcedores de Caprichoso e Garantido serão fiscalizadas e removidas a partir deste domingo (22/6), em Parintins. A decisão do Ministério Público do Amazonas (MPAM) ocorre após denúncias de práticas ilegais, como a venda de espaços nas filas e apropriação indevida de áreas públicas.
De acordo com o MPAM, foram registrados relatos de conflitos, agressões físicas e verbais, além de episódios de assédio no local. O promotor de Justiça Ney Costa afirmou que a ação visa garantir a ordem e o direito de circulação dos cidadãos.
“Estamos coibindo qualquer forma de demarcação nas filas, nem com caixas ou chinelos. Nossa ideia é que as pessoas tenham direito de ir e vir. Haverá ampla fiscalização de nossa parte neste quesito a partir do dia 22”, disse.
A fiscalização começará com a retirada de pessoas que ocupam a área há cerca de 14 dias. Conforme o MPAM, a montagem de tendas será permitida apenas a partir de 25 de junho, em acordo com os órgãos públicos.
Já as filas para acesso gratuito às arquibancadas do Bumbódromo poderão ser formadas somente a partir das 10h do dia 27 de junho, primeiro dia do 58º Festival Folclórico de Parintins, com a proibição do uso de redes, caixotes ou qualquer forma de demarcação de espaço.