Mais de 200 vagas serão ofertadas nos concursos públicos autorizados para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). Ao todo são 299 vagas divididas em: 159 vagas destinadas à Sema e 140 ao Ipaam. Os editais devem ser lançados até dezembro deste ano, segundo anunciado na manhã desta sexta-feira (10/10) pelo governador Wilson Lima (UB).
“O edital estabelecendo as regras e dando as orientações para os candidatos deve ser lançado até o final do ano”, destacou o governador.
A autorização foi dada durante apresentação do balanço das ações ambientais do Governo do Amazonas no combate ao desmatamento e às queimadas, além das iniciativas de preservação ambiental. Segundo o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, este será o primeiro concurso da história da Sema e o primeiro do Ipaam em 18 anos.
“Isso representa uma grande vitória, visto que o último concurso do Ipaam foi há 18 anos. Os novos servidores vão contribuir muito com toda a questão de controle e monitoramento para que a gente consiga continuar trazendo resultados”, disse.
Para Eduardo Taveira, secretário de Meio Ambiente, os avanços feitos pelo Governo do Amazonas em relação às políticas ambientais se refletem na criação de novos meios de conciliar o desenvolvimento e a proteção ambiental, como a realização do concurso público para servidores atuarem na área.
“Nunca houve um concurso público desde a criação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente. Isso envolve uma série de fatores, como gestão de conhecimento, gestão de unidades de conservação e o avanço das políticas públicas ambientais”, destacou Taveira.
Nos próximos meses, caberá aos próprios órgãos a elaboração do projeto básico, que definirá a banca organizadora, a publicação do edital e as demais etapas dos certames.