Matérias
Amazonas

Wilson Lima entrega quatro terminais fluviais para atender comunidades indígenas

Os terminais tem como objetivo aprimorar o embarque e desembarque de turistas nestas áreas

Escrito por
March 04, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Foto: Diego Peres e Alex Pazuello / Secom

Nesta segunda-feira (4), o governador do Amazonas, Wilson Lima, entregou mais quatro terminais fluviais, no Pier do Uiara Amazon, que atenderão as comunidades indígenas de reservas sustentáveis. O intuito é aprimorar o embarque e desembarque de turistas nestas áreas, contribuindo para o desenvolvimento econômico.

Leia Também

As comunidades indígenas que serão beneficiadas são: Cipiá e Tatuyo, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga da Conquista, e as comunidades Tuyuka e Diakuru, na RDS do Tupé.

Durante a entrega dos terminais, autoridades estiveram presentes e uma delas foi o vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, que pontuou a importância de potencializar as atividades do setor. “A estrutura governamental está empenhada em fazer e potencializar essas novas vertentes ligadas ao turismo”.

Foto: Diego Peres e Alex Pazuello / Secom

Wilson Lima também evidenciou que, além do meio ambiente, é preciso valorizar as pessoas. “O mundo inteiro está voltando os seus olhos para a Amazônia, infelizmente eles só olham para a copa das árvores e não veem as suas verdadeiras raízes, que são as pessoas que moram aqui. E essas pessoas precisam ser enxergadas”.

Ele destacou, ainda, os trabalhos entregues anteriormente. “A gente já entregou mais de 30 estruturas como essa daqui, em pequenas comunidades tanto no baixo Amazonas, até o Alto Solimões e também no Alto Rio Negro”.

Durante o discurso do governador, houve uma interrupção, feita por Domingos, da comunidade Cipiá (uma das comunidades beneficiadas pelos terminais) que fez um apelo para o chefe de estado. “Não esqueça da gente, a gente pode ser minoria, mas o turismo funciona sim. Então quero ver o senhor na Cipiá ainda este ano, então ajude todas as quatro comunidades do jeito que puder”.

Foto: Diego Peres e Alex Pazuello / Secom
No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas