Matérias
Amazonas

Wilson Lima avalia gestão durante leitura da mensagem governamental

Os trabalhos dos parlamentares no plenário terão início no dia 6 de fevereiro

Escrito por
Rhyvia Araujo
February 01, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

Após admitir entraves no setor da Saúde, o governador Wilson Lima (União Brasil) apresentou, na manhã desta quinta-feira (1°) a Mensagem Anual com o balanço das ações realizadas pelo Governo do Amazonas, na abertura dos trabalhos da 20ª legislatura da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), dando fim ao recesso parlamentar dos deputados estaduais. Cabe ressaltar que os trabalhos dos parlamentares no plenário terão início no dia 6 de fevereiro.

Durante a leitura do rito, Lima listou algumas prioridades da gestão estadual para o ano de 2024, sendo elas: a assistência social, manutenção dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM) e fomento à exploração mineral. Já o ano de 2023, segundo ele, foi marcado por “grandes desafios”. 

“Iniciamos essa nova gestão sob um cenário de mudanças significativas no âmbito da política e da macroeconomia do Brasil, de desaquecimento da economia global, ainda em retomada, após os impactos da pandemia da Covid-19. Enfrentamos a maior estiagem da história do Estado do Amazonas em 121 anos, reflexo do aquecimento global e que nos exigiu respostas rápidas para aliviar o sofrimento de milhares de amazonenses impactados”, iniciou Lima. 

De acordo com o Chefe do Executivo, um dos impactos significativos nas contas públicas ocorreu entre os anos 2017 a 2022. Na época, segundo ele, houve um aumento de quase 70% no valor da folha de pagamento em virtude do aumento da concessão de datas bases de servidores da área de saúde, educação e segurança pública, além da convocação de aprovados em concursos. 

“Com tudo isso que aconteceu, nós tivemos um impacto muito significativo na arrecadação do Estado e ainda sofremos consequências disso, nós tivemos uma frustração de receita de algo em torno de R$ 1 bilhão de reais, e a gente teve que reforçar medidas de controle de gastos”, reforçou Wilson.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas