Cultura

Wagner Moura é indicado ao Oscar 2026 de Melhor Ator e faz história para o Brasil

Ator concorre por “O agente secreto”, primeiro brasileiro na categoria, e filme soma quatro indicações ao Oscar 2026

Escrito por Redação
22 de janeiro de 2026
Foto: Reprodução/ Internet

Wagner Moura foi indicado ao Oscar 2026 na categoria de Melhor Ator por sua atuação no filme “O agente secreto”, tornando-se o primeiro brasileiro a concorrer nessa categoria na história da premiação. A lista de indicados foi divulgada nesta semana pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Na disputa pelo prêmio, Moura concorre com Timothée Chalamet, por “Marty Supreme”; Leonardo DiCaprio, por “Uma batalha após a outra”; Ethan Hawke, por “Blue Moon”; e Michael B. Jordan, por “Pecadores”.

Além da indicação de Wagner Moura, “O agente secreto” recebeu outras três nomeações ao Oscar 2026, igualando o recorde de um filme brasileiro na premiação, alcançado por “Cidade de Deus”, em 2004.
A cerimônia do Oscar 2026 está marcada para o dia 15 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos. A 98ª edição da premiação será apresentada novamente pelo comediante Conan O’Brien, repetindo o formato adotado no ano anterior.

Dirigido por Kleber Mendonça Filho, “O agente secreto” é ambientado em 1977 e acompanha Marcelo, personagem vivido por Wagner Moura, um professor que deixa São Paulo após receber ameaças e se muda para o Recife na tentativa de reencontrar o filho. O filme se passa durante o período da ditadura militar e utiliza o ambiente urbano e o carnaval como pano de fundo para uma narrativa marcada por tensão e vigilância.

Na edição de 2025 do Oscar, o cinema brasileiro conquistou um feito inédito com “Ainda estou aqui”, vencedor do prêmio de Melhor Filme Internacional, a primeira estatueta do país na história da premiação.

Matérias relacionadas