Matérias
Segurança

Violência contra mulheres: estupros atingem marca alarmante no Brasil

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública revelam que a cada 8 minutos uma mulher ou menina foi estuprada no primeiro semestre de 2023 no Brasil, totalizando 34 mil casos

Escrito por
Thiago Freire
November 14, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) divulgou dados alarmantes sobre a violência contra mulheres no Brasil no primeiro semestre de 2023. A cada 8 minutos, uma mulher ou menina foi estuprada, totalizando 34 mil casos, representando um aumento de 14,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Além disso, os feminicídios e homicídios femininos também apresentaram crescimento, registrando um aumento de 2,6%. Foram 722 mulheres vítimas de feminicídio, quando o crime ocorre por razões de gênero, e mais 1.902 mulheres foram assassinadas, tendo os casos registrados como homicídio.

O relatório aponta que esses números estão em contramão da tendência nacional dos crimes contra a vida, que apresentaram uma redução de 3,4% no primeiro semestre deste ano. O FBSP destaca que o estado brasileiro continua falhando na proteção das mulheres.

Isabela Sobral, supervisora do núcleo de dados do FBSP, ressalta a importância da Lei Maria da Penha na prevenção do assassinato de mulheres. Ela destaca a necessidade de fortalecer a rede de atendimento e capacitar as polícias para um atendimento adequado, incluindo a aplicação efetiva de medidas protetivas de urgência.

Os dados sobre estupro, embora alarmantes, podem ser ainda maiores devido à subnotificação. Estudos indicam que apenas uma pequena porcentagem desses crimes é registrada. A FBSP destaca a urgência de ações efetivas para proteger as mulheres e enfrentar essa grave realidade de violência de gênero no país.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas