Matérias
Segurança

VÍDEO: FAB abate aeronave que transportava drogas da Venezuela no interior do Amazonas

Segundo a FAB, o avião entrou clandestinamente no espaço aéreo brasileiro transportando drogas e não acatou a sinalização de pouso forçado. Dois traficantes foram mortos na ação.

Escrito por
Camila Seixas
February 13, 2025
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Aeronave transportava drogas vindas da Venezuela para o Brasil. — Foto: Divulgação/FAB

Uma aeronave que vinha da Venezuela foi interceptada pela Força Aérea Brasileira (FAB), na manhã desta terça-feira (11/02), em uma área de mata no interior do Amazonas, após entrar clandestinamente no espaço aéreo brasileiro. Segundo a FAB, o avião transportava drogas e dois traficantes foram mortos na ação. 

Aeronave foi interceptada pela FAB em área de mata no interior do Amazonas. — Imagens: Divulgação/FAB

Sob a coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), realizada em conjunto com a Polícia Federal, a interceptação faz parte da Operação Ostium, que tem como objetivo cessar atividades criminosas na fronteira brasileira. 

De acordo com a Força Aérea, seguindo a legislação vigente, foram aplicadas as medidas de averiguação, que visam determinar ou confirmar a identidade de uma aeronave, ou, ainda, vigiar o seu comportamento. Na sequência foram executadas as medidas de intervenção, determinando que a aeronave interceptada modificasse a rota, com o objetivo de forçar o pouso em aeródromo sinalizado.

Dois traficantes morreram durante a ação. — Foto: Divulgação/FAB

Sem resposta positiva por parte da aeronave, foi necessário executar as medidas de persuasão. Neste estágio são efetuados tiros de aviso, um tipo de sinalização para os tripulantes no intuito de que eles acatem as ordens transmitidas. 

Após não atender aos procedimentos coercitivos descritos no Decreto nº 5.144, a aeronave foi classificada como hostil e, dessa forma, submetida ao Tiro de Detenção (TDE), que consiste no disparo de tiros, com a finalidade de impedir a continuidade do voo. Segundo a FAB, essa medida é utilizada como último recurso, após a aeronave interceptada descumprir todos os procedimentos estabelecidos e forçar a continuidade do voo ilícito. Com a execução do Tiro de Detenção , o avião interceptado, classificado como hostil, veio a colidir com o solo. 

Nesta quarta-feira (12), um helicóptero H-60 Black Hawk, pertencente ao Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7º/8º GAV – Esquadrão Hárpia), foi acionado para verificação da área de queda do avião, a fim de realizar a identificação positiva do ilícito. 

Com participação de agentes da PF na ação, foram identificados dois traficantes sem vida e confirmada, ainda, a presença de drogas no interior da aeronave. 

Questionada sobre as investigações e a apreensão da carga de drogas, a Polícia Federal ainda não se pronunciou sobre o caso. O espaço segue aberto para manifestações. 

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas