Um idoso, de 62 anos, identificado como Leandro Bruno Marques, morreu após sofrer uma descarga elétrica enquanto limpava a calha de sua casa, nesta quarta-feira (19). Durante o resgate, realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), o corpo da vítima foi acidentalmente derrubado do segundo andar da residência, localizada na avenida Leopoldo Peres, no bairro Educandos, zona Sul de Manaus.
O acidente, que ocorreu durante a tentativa de remoção, foi registrado em vídeo. Nas imagens é possível ver a vítima amarrada a uma maca, presa por cordas e apoiada por uma escada, que não suportou o peso, resultando na queda abrupta do idoso.
Em nota, o CBMAM informou que foi acionado para atender uma ocorrência de parada cardiorrespiratória causada por choque elétrico no telhado da residência.
“A vítima encontrava-se sem sinais vitais e aparentemente já em óbito“, diz o comunicado.
O relatório do Instituto Médico Legal (IML) confirmou que a causa da morte foi parada cardiorrespiratória provocada pelo choque. A nota do CBMAM também esclareceu que, durante o resgate, foi seguido o procedimento padrão de descida com o uso de cordas e acessórios metálicos, mas um deslocamento nos pontos de ancoragem fez com que o corpo descesse rapidamente até o solo.
Entretanto, a família da vítima contesta a versão do CBMAM, afirmando que o idoso ainda apresentava sinais vitais no momento em que foi derrubado durante o resgate. Um processo administrativo foi aberto pela Corporação para investigar as circunstâncias do acidente e apurar responsabilidades.