Após o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) publicar que a Prefeitura de Manaus não receberá R$ 53 milhões do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) por falta de transparência, vereadores discutiram o tema durante a sessão plenária desta segunda-feira (2), no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Durante a 41ª sessão ordinária da CMM, o vereador Zé Ricardo (PT) comentou sobre a exclusão de Manaus da complementação de recursos do Fundeb, o que resultou na perda de verba destinada à educação básica na cidade.
“Olha o prejuízo para a cidade de Manaus. Os servidores públicos não receberam por conta da má gestão do prefeito. Ele não consegue cumprir suas próprias obrigações”, declarou o vereador.
O vereador Rodrigo Guedes (PP) também levou a discussão ao plenário, questionando a atual gestão e a falta de transparência na aplicação dos recursos públicos.
“Seis meses e não tiveram tempo de enviar? Isso é desrespeito com os servidores públicos de Manaus. Eles merecem que a lei seja cumprida. Por que a prefeitura ainda não enviou? Os direitos não estão sendo garantidos aos servidores. O prefeito não tem a decência de enviar esse projeto de lei. Tenha decência e respeito prefeito David Almeida”, ressaltou o vereador durante seu discurso.
Parlamentares destacaram ainda que irão cobrar e formalizar um pedido à Prefeitura de Manaus, além de apurar e investigar as ações que garantem os direitos dos servidores públicos.
Nesta segunda, o vice-prefeito, Renato Júnior (Avante), visitou a Câmara Municipal de Manaus (CMM), onde cumprimentou os vereadores presentes e conversou com a imprensa sobre o motivo de sua visita. Ele também tratou de algumas demandas solicitadas pelos parlamentares e finalizou afirmando que o Executivo municipal está de portas abertas para ouvir todas as reivindicações.
