Matérias
Educação

Vem conhecer as principais tendências do mercado digital para 2024!

O Carnaval acabou e o ano começa no mercado brasileiro

Escrito por
Edlen Lindoso
February 15, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

Feliz ano novo!

Caro leitor,

Espero que tenha curtido o Carnaval com toda a animação e glitter que essa festa maravilhosa nos proporciona e esteja pronto para encarar o ano novo. Afinal, como diria a velha máxima, “o ano só começa depois do Carnaval”.

Engraçado que essa velha máxima, na verdade, é uma crença.

Afinal de contas, o Carnaval é uma das festas populares que mais movimenta os números da economia no Brasil: do setor de hotelaria ao vendedor ambulante, das grandes empresas de eventos à costureira do bairro que deve estar até agora varrendo as purpurinas do ateliê!

Mas agora que os confetes estão se acomodando e as fantasias estão guardadas, é hora de encarar o ano de frente, resgatar as resoluções de janeiro e ajustar a rota.

Estou aqui para te lembrar que: o Carnaval pode ter acabado, mas para o Marketing Digital, o ano está só começando!

Como mentora, copywriter e amante do mundo digital, quero jogar um holofote sobre a importância de planejar suas estratégias online para alcançar resultados ainda mais incríveis em2024.

O Carnaval pode ter ficado para trás, mas este ano de 2024 promete ser uma festa sem fim, principalmente no mundo do marketing digital.

Se você está pronto para tirar seus projetos da gaveta e transformá-los em realidade, então, meu caro, esse bloquinho é para você!

Leia Também

Produtos Digitais: além da folia, o faturamento

Que tal transformar sua ideia em um produto digital?

E-books, cursos online, mentorias, clube de assinatura – as possibilidades são infinitas. Mas transformar suas ideias em produtos digitais, sejam eles sua receita principal ou uma receita complementar à sua atividade principal, fará toda a diferença este ano.

Criar conteúdo para suas redes sociais é incrível, mas se esse conteúdo não serve a um objetivo específico e rentável, muito provavelmente você continuará acreditando que o Marketing Digital não é para você.

Planejamento Digital: o que dá tom ao samba

Assim como um bloco carnavalesco precisa de organização para brilhar na avenida, sua presença online também precisa de um planejamento estratégico.

Se você não escrever no papel, colocar isso como prioridade, vai ver a banda passar! É hora de pensar nos próximos passos, traçar metas realistas e armar-se com as melhores táticas digitais.

Por isso, separei a seguir, 04 Tendências de Marketing Digital para 2024, que você precisa incluir no seu planejamento!

Esqueça metaverso, realidade virtual ou uma versão 2.0 dos Jetsons, o que eu trago aqui são tendências que você de fato pode acessar e utilizar no seu negócio HOJE, com os recursos que você tem.

1.     Conteúdo Interativo: Elevando o Engajamento a um Novo Patamar

Em 2024, a ênfase em conteúdo interativo permanece crucial. Pesquisas, enquetes e quizzes não apenas mantêm sua audiência envolvida, mas também fornecem dados valiosos para melhorar suas estratégias. Integre essa abordagem em conteúdos interessantes para aumentar o envolvimento do público.

2.     Vídeos Verticais: A Adaptação ao Comportamento do Consumidor

A ascensão dos vídeos verticais continua, impulsionada pelo sucesso do formato em plataformas como o TikTok. Empreendedores digitais devem explorar essa tendência, otimizando seu conteúdo para formatos que se alinhem ao comportamento de consumo atual, proporcionando uma experiência mais imersiva.

P.S: Organizando direitinho, você pode gravar um único conteúdo para distribuir no TikTok, no Shorts do YouTube e no Reels do Instagram!

3.     Marketing de Influência: Estratégias Baseadas em Autenticidade

O marketing de influência evoluiu, ninguém aguenta mais as blogueiras que amam todos os estabelecimentos, todos os produtos e fazem as mesmas ‘publis’ desde 2020!

Em 2024, busque parcerias autênticas, avaliando não apenas o alcance (número de seguidores ou likes), mas também a relevância do influenciador para sua marca. Métricas mais sofisticadas e alinhamento de valores serão determinantes para o sucesso dessas colaborações.

4.     Inteligência Artificial: Personalização com Precisão

A inteligência artificial (IA) assume um papel central. Utilize ferramentas de IA para analisar dados do cliente e personalizar suas estratégias. Isso cria uma experiência mais individualizada, aumentando a eficácia das estratégias de marketing digital de uma forma inteligente e barata.

Por exemplo, eu uso inteligência artificial para revisar meus textos desde 2022 e não tenho do que reclamar, meu processo de escrita só ganha com isso.

(Se quiser posso falar mais disso nos próximos textos)

Então, meu caro, vamos começar esse ano digital com o pé direito!

Preparem-se para brilhar, inovar e fazer seu negócio alcançar novos horizontes. Lembre-se, o palco digital é vasto, não esqueça de adaptar essas tendências às necessidades específicas de seus negócios.

Nos próximos textos vou trazer mais conteúdos que você pode aplicar nas suas estratégias e fazer desse, o seu ano no Marketing digital.

Te vejo na próxima edição!

Com confete digital, Edlen Lindoso.

Copywriter | Especialista em Marketing Digital

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas