A explosão na embarcação Itapuranga III que deixou dois mortos e sete feridos, na tarde desta última sexta-feira, 11, no Porto de Manaus, foi causada por um vazamento de combustível na casa de máquinas da embarcação. A informação foi confirmada neste sábado, 12, pela Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
De acordo com o órgão, inicialmente a suspeita era de que uma botija de gás houvesse causado o acidente. “Durante os trabalhos foi verificado que após o vazamento de combustível, houve um curto circuito em uma caixa de iluminação na caixa de máquina da embarcação que causou a explosão”, diz trecho da nota.
Os resultados da perícia técnica serão enviados à Polícia Civil do Amazonas (PCAM), que apura o caso.
Entenda
Conforme a administração do Porto de Manaus, por volta de 14h de ontem, trabalhadores estavam lavando o tanque do barco, quando houve uma explosão no porão. A equipe de Brigada de Incêndio do local foi acionada, juntamente com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos e Polícia Militar.
Os feridos foram levados para os Hospitais João Lúcio e 28 de Agosto. Além disso, a direção do Porto de Manaus acionou a empresa responsável pelo Plano de Emergência Individual (PEI), que conforme análise inicial constatou que não houve nenhum dano ambiental.