Pelo jogo de ida das semifinais do Campeonato Carioca 2026, Vasco e Fluminense se enfrentam neste domingo (22), às 17h (horário de Manaus), no estádio Nilton Santos. O Gigante da Colina tenta se reerguer em meio ao mau momento vivido no Brasileirão, e o Tricolor das Laranjeiras quer ampliar sua sequência de invencibilidade na temporada.
Para a partida, o técnico Fernando Diniz não poderá contar com o volante Thiago Mendes, que está com dores no joelho e será poupado. Diniz também precisa resolver a parte de criação no meio-campo, após a saída de Philippe Coutinho, que pediu para ter o contrato rescindido esta semana, alegando estar mentalmente cansado.
Para a vaga de Coutinho, Johan Rojas aparece como principal opção. O jovem colombiano vinha sendo acionado ao longo das partidas na posição do camisa 10 e mostrou bom desempenho. Já os volantes Hugo Moura e Tchê Tchê disputam a vaga de Thiago Mendes.
Pelo lado do Fluminense, o técnico Luis Zubeldía aproveitou a semana cheia de treinamentos, já que o último compromisso do Tricolor havia sido na última segunda-feira (16), contra o Bangu. O clube havia disputado dez jogos em um intervalo de 33 dias, mas apesar do calendário, vem obtendo bons resultados. Não à toa, são oito jogos de invencibilidade.
Desde 2001, os rivais se enfrentaram 17 vezes em mata-matas, com superioridade cruz-maltina tanto em resultados quanto em classificações. São nove vitórias do Vasco, três do Fluminense e cinco empates, sendo nove classificações do Cruz-Maltino contra apenas quatro do Tricolor. A última dessas classificações do Gigante da Colina veio nas semifinais da Copa do Brasil do ano passado, nos pênaltis.