Esporte

Um grito de futebol dentro da Amazônia: a 3ª edição da Copa da Floresta 

Na edição deste ano, o número de seleções participantes subiu para 52. Ou seja, dos 62 municípios que o estado do Amazonas possui, mais de 90% está em disputa na Copa da Floresta.

Escrito por Larissa Balieiro
4 de julho de 2025
Foto: Déborah Melo

Neste sábado (5) começa a temporada de Copa da Floresta e com ela novas e grandiosas aventuras de quem ama o futebol e faz de tudo por ele. Nesta terceira edição, o número de seleções aumentou, assim como os quilômetros percorridos pelos rios, afinal no Amazonas nossas estradas são pelas águas. Desta vez, o desafio é ir para a abertura da competição na cidade de Manicoré, que de lancha pegamos 12 horas de viagem. Vão duelar as seleções de Manicoré x Borba numa rodada inaugural que promete mais uma vez movimentar uma pacata cidade do interior do Amazonas. 

A Copa da Floresta tem virado um sinônimo de superação do que o futebol é capaz de proporcionar em todo e qualquer chão de terra com grama. Se tem uma coisa que a competição já mostrou é que não importa as circunstâncias da cidade ou como é para chegar nela, sempre nos deparamos com um campo de futebol, sonhos e uma comunidade enlouquecida por festa e diversão. Na edição deste ano, o número de seleções participantes subiu para 52. Ou seja, dos 62 municípios que o estado do Amazonas possui, mais de 90% está em disputa na Copa da Floresta.

Digna de uma boa cobertura, a competição contará com um destaque ainda mais especial, que é a presença de um árbitro FIFA, Rafael Klaus e da inédita agenda do atual presidente da CBF, Samir Xaud. O mandatário máximo do futebol brasileiro participará da abertura e pela primeira vez na história, o futebol amazonense contará com essa atenção de um presidente da CBF.

A Copa da Floresta já ecoa muito maior do que a própria diversidade da nossa Amazônia. O grito que será dado a partir deste sábado (5), demonstrará o quanto avançamos em planejamento e competições de larga escala. As principais benfeitorias que a competição já rendeu estão relacionadas à ampliação como a inédita edição da Copa da Floresta versão feminina, o que já é considerada um sucesso de participações, visto que mais de 40 seleções se inscreveram. O número é considerado um recorde que nem o masculino conseguiu bater em seu primeiro ano de competição.

Vale a pena conferir de perto as emoções desta que já é a maior competição não-profissional do Norte do país e que mais um ano movimentará muito mais que os municípios. A Amazônia respira por futebol e talentos que temos aqui, no nosso quintal! 

Colunista

Larissa Balieiro

Larissa Balieiro

Jornalista esportiva, apresentadora do Fora de Série AM, proprietária da @agenciaesportiva.lbame vencedora do Prêmio de Jornalista Esportiva mais admirada da região norte.

Matérias relacionadas