A cantora, atriz, apresentadora e empresária Preta Gil morreu na noite de domingo (21), aos 50 anos, em Nova York, onde realizava um tratamento experimental contra o câncer. Atendendo ao último desejo de Preta, o corpo da artista deve ser velado no Rio de Janeiro, com data e local a serem confirmados.
Preta Maria Gadelha Gil Moreira foi diagnosticada em janeiro de 2023 com um adenocarcinoma, um tipo de câncer no intestino. Após quase dois anos de tratamento no Brasil, incluindo cirurgias, quimioterapia e radioterapia, ela chegou a anunciar que a doença estava em remissão. No entanto, em agosto de 2024, a cantora revelou que o câncer havia retornado, com metástases no peritônio, dois tumores em linfonodos e um nódulo no ureter.
Desde maio deste ano, Preta estava nos Estados Unidos em busca de novas possibilidades terapêuticas após esgotar as opções de tratamento no Brasil.
A artista iniciou sua carreira musical em 2003 com o lançamento de seu primeiro álbum. Ao longo de mais de 20 anos de trajetória, lançou seis discos. Filha de Gilberto Gil, sobrinha de Caetano Veloso e afilhada de Gal Costa, também atuou em novelas e séries, apresentou programas de televisão e consolidou sua atuação como empresária no setor artístico.
Despedida e homenagens
A notícia da morte de Preta morte causou comoção entre fãs, amigos e colegas de profissão. Diversas personalidades prestam homenagens, destacando sua importância como artista e figura pública inspiradora. A artista deixa um legado que vai além da música: um exemplo de coragem, autenticidade e resistência.
Em comunicado oficial publicado nas redes sociais, Gilberto Gil informou que a família está cuidando dos trâmites para a repatriação do corpo da cantora. O velório será realizado no Rio de Janeiro, cidade onde Preta nasceu e viveu grande parte de sua vida. A data e o local da cerimônia ainda serão informados.

O apresentador Luciano Huck, amigo de longa data de Preta, escreveu um texto destacando a amizade de mais de 25 anos com a artista.

“Agora descansou. Ainda não consigo acreditar. Talvez nem queira. Fomos Amigos com A maiúsculo por mais de 25 anos. Entre tantos talentos que ela tinha, o de ser amiga dos amigos era dos mais raros e preciosos. Por isso era tão amada. Por isso era tão dela. E não por acaso, partiu justamente no Dia do Amigo. Preta era família. E nós, parte da dela. Vou sentir muitas saudades. MUITAS. Vá em paz, minha irmã querida. Seguiremos por aqui cuidando dos seus e celebrando sua existência em cada lembrança, em cada conversa, em cada sorriso. Te amo hoje e sempre”.
Outra grande amiga da artista, a atriz Carolina Dieckmann também se pronunciou. Em sua homenagem, ela relatou os últimos momentos ao lado de Preta e a importância do amor compartilhado entre elas.

“Eu não sei o que dizer… Tô sozinha no aeroporto, indo embora… sem você.
Fazer carinho em você incessantemente nesses últimos quatro dias, estar tão perto, tão junto… Foi o maior presente do mundo. Descansa, meu amor. Como você lutou… Digam ‘eu te amo’ a quem vocês amam… Essa é a lição. Esse é o legado. Isso é Preta Gil”.
O cantor e compositor Caetano Veloso, tio de Preta, também expressou profunda tristeza com a perda. Em sua publicação, ele relembrou com carinho a convivência desde a infância.
“Pretinha se foi aos 50. Choro desde que soube. Ela era uma das pessoas mais queridas para mim, desde criancinha. Veio muito em minha cabeça a minicanção de Gil sobre Moreno e ela (que eram primos carnais). Muito difícil aguentar. Penso em Gil. Penso em todos. Nem consigo dizer o que sinto”, lamenta o artista.
Fernanda Paes Leme, amiga da artista, também prestou homenagem emocionada a Preta Gil.

“Precisei me reorganizar emocionalmente pra me despedir da melhor forma que eu podia, porém, jamais será o suficiente da forma como você merece. Te amarei pra sempre, Tchuca… E a saudade já é imensa. Como preencher o vazio que sua presença tão viva, tão colorida, tão escandalosa e tão amorosa ocupava? Não tem como. Em meu lamento, me dei conta que minha filha não vai crescer com a presença física da Tia Preta. Te amo, Tchuca. Minha Amiga. Minha Preta. Minha estrela. Meu anjo da guarda. Obrigada por tanto!”, escreveu nas redes sociais.
As homenagens ressaltam o legado afetivo e artístico deixado por Preta Gil, que marcou a vida de muitos ao seu redor.