No dia 2 de fevereiro será assinado um acordo para oferecer curso de mandarim na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Manaus. Na ocasião, as professoras Xing Chen e Ruiyi Li, da Universidade de Hubei (China) serão apresentadas oficialmente como ministrantes das aulas.
Além da Ufam, o projeto é uma parceria entre a Universidade Estadual Paulista (Unesp), o Instituto Sociocultural Brasil China (Ibrachina) e o Núcleo de Relações Internacionais da Assembleia Legislativa do Amazonas (Nuriam/Aleam).
“Nosso objetivo é fazer uma cooperação mútua na área de promoção da língua e cultura chinesa com cursos regulares presenciais de língua chinesa e atividades culturais relacionadas a este importante país asiático. Queremos qualificar nossos estudantes e dar oportunidades de trabalho, emprego e renda, por meio da educação”, disse o deputado estadual João Luiz, coordenador do Nuriam.
Também estarão presentes na solenidade, o professor Pasqual Barretti, reitor da Unesp, Ye Dan, diretora pedagógica chinesa do Instituto Confúcio, Thiago Fernandes Braz, diretor de Planejamento, do Instituto Confúcio, Dr. Thomas Law, presidente do Ibrachina, professor/doutor Sylvio Mário Puga, reitor da Ufam e Arthemis Soares, Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Arii) da Ufam.