Matérias
Mundo

Trump vence prévias republicanas e intensifica discurso anti-imigração

Ex-presidente dos EUA promete "fechar a fronteira" e chama imigrantes de "terroristas"

Escrito por
Thiago Freire
January 17, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

Após conquistar vitória nas prévias do Partido Republicano em Iowa, Donald Trump retomou sua retórica anti-imigração, característica de seu mandato entre 2017 e 2021. O ex-presidente chamou os imigrantes de "terroristas", alegando uma invasão aos Estados Unidos, e prometeu "fechar a fronteira" com o México.

Sem apresentar números ou evidências, Trump afirmou que "muitos terroristas estão vindo" e mencionou supostos esvaziamentos de hospitais psiquiátricos em outros países, sugerindo que os pacientes estariam migrando para os Estados Unidos.

Em seu discurso, Trump prometeu um nível de deportações não visto desde os anos 1950, durante a presidência de Dwight Eisenhower, que conduziu um programa de expulsão de mais de 1 milhão de imigrantes.

O ex-presidente criticou veementemente a atual gestão, chamando Joe Biden de "o pior presidente" e afirmando que ele está destruindo o país. Reforçou seu slogan "America First" e elogiou pré-candidatos republicanos.

Este discurso mais agressivo sobre imigração é parte de uma escalada recente de Trump, que anteriormente alegou que estrangeiros estavam "envenenando o sangue" dos Estados Unidos. Pesquisas indicam que 72% dos republicanos concordam com essa tese.

Biden, por sua vez, acusou Trump de usar retórica semelhante à Alemanha nazista. O contexto sugere uma polarização crescente em relação à imigração no cenário político norte-americano.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas