A Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Amazonas (ECP/TCE-AM) anunciou a abertura das inscrições para o concurso “Soluções Sustentáveis na Amazônia”, destinado a alunos do Ensino Fundamental II da rede pública, vinculados à Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O objetivo do concurso é estimular a criação de projetos inovadores que abordem os desafios ambientais enfrentados pela Amazônia.
Segundo a conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins, essa é uma oportunidade valiosa para os estudantes contribuírem com soluções criativas que possam impactar positivamente o futuro da região.
“Estamos buscando ideias que façam a diferença na gestão da água, no gerenciamento de resíduos sólidos e em estratégias para mitigar os efeitos das mudanças climáticas”, afirmou a conselheira.
As inscrições, que podem ser feitas até o dia 23 de agosto, estão disponíveis online por meio do link.
Conforme o edital publicado no Diário Oficial Eletrônico do TCE-AM no dia 25 de julho, cada escola poderá inscrever até cinco projetos, que deverão ser desenvolvidos por grupos de até cinco alunos, sob a orientação de um professor.
Uma das inovações do concurso é a presença do Ecobot, um mascote criado pela Escola de Contas, que será um aliado dos participantes. Inicialmente utilizado para divulgar o concurso, o Ecobot, uma inteligência artificial programada com conteúdos específicos sobre os temas do concurso, estará disponível para orientar os grupos na elaboração de seus projetos durante a segunda fase da competição.
A seleção dos projetos acontecerá em três etapas: homologação das inscrições, avaliação técnica e avaliação final das soluções sustentáveis. A avaliação técnica levará em conta a originalidade, relevância regional, aderência ao tema e viabilidade de execução dos projetos. Ao todo, 28 projetos serão selecionados, sendo 18 de escolas do interior do estado e 10 de Manaus.
Os prêmios para os vencedores incluem notebooks, tablets e smartphones, além de datashows para as escolas das equipes que conquistarem o primeiro, segundo e terceiro lugar. A cerimônia de premiação ocorrerá em Manaus, durante a abertura do ano letivo de 2025 da Escola de Contas Públicas do TCE-AM.
Este concurso faz parte das atividades preparatórias para a 30ª edição da Conferência das Partes (COP), que ocorrerá em Belém em 2025. Esta será a primeira vez que a Amazônia sediará o evento internacional, destacando ainda mais a importância de iniciativas sustentáveis na região.