Matérias
Brasil

Taxa de reincidência criminal no Brasil é menor do que se pensava

Estudo da USP revela que apenas 46% dos condenados por crimes voltam a praticar delitos após sair da prisão

Escrito por
July 17, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

Um estudo realizado pela pesquisadora Maiara Corrêa, do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da Universidade de São Paulo (USP), revela que a taxa de reincidência criminal no Brasil é menor do que se pensava. O estudo, que analisou dados de condenados por crimes no Estado de São Paulo, mostrou que apenas 46% dos indivíduos retornaram ao sistema prisional ou cadeias públicas dentro de um ano após serem liberados.

Os resultados do estudo são importantes, pois contradizem a ideia popular de que a maioria dos condenados por crimes volta a praticar delitos após sair da prisão. O estudo também mostra que a falta de dados confiáveis sobre reincidência criminal é um problema no Brasil. Os dados disponíveis são frequentemente defasados ou não acompanham a dinâmica acelerada do aprisionamento no país.

A pesquisadora Maiara Corrêa defende a necessidade de uma parceria entre universidades e secretarias estaduais para resolver o problema da falta de dados confiáveis sobre reincidência criminal. Ela também defende a importância de ações de reintegração social para os presos, como as políticas de remissão de pena.

O estudo da USP é um importante passo para a compreensão da realidade da reincidência criminal no Brasil. Os resultados do estudo mostram que a taxa de reincidência é menor do que se pensava e que a falta de dados confiáveis é um problema.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas