Educação

Sisu 2026 permitirá uso das notas das três últimas edições do Enem

A partir de 2026, o MEC permitirá o uso das notas do Enem de 2023, 2024 e 2025 para classificação de candidatos nas universidades públicas

Escrito por Redação
27 de outubro de 2025
Foto: Reprodução/Maria Moraes

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que, a partir de 2026, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) passará a considerar os resultados das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2023, 2024 e 2025, para a classificação e seleção dos candidatos às vagas oferecidas pelas universidades públicas.

Os interessados em participar do Sisu 2026 devem ficar atentos ao período de adesão das instituições de educação superior, que ocorrerá entre os dias 27 de outubro e 28 de novembro

De acordo com o MEC, o processo seletivo será realizado com base na melhor média obtida pelo participante em qualquer uma das três edições do exame, conforme os pesos definidos por cada curso e instituição. A regra vale apenas para candidatos que não tenham participado como treineiros, ou seja, que tenham concluído o ensino médio no ano de realização da prova.

As instituições só poderão preencher o termo de adesão após encerrar as vagas da última edição do Sisu e poderão alterar suas informações durante o período de adesão, sendo válida a versão mais recente assinada no Sisu Gestão. 

Foto: Divulgação/Internet 

Sobre o Sisu 

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é realizado uma vez por ano e tem como objetivo selecionar estudantes para universidades e instituições públicas de ensino superior em todo o país. A participação é exclusiva para candidatos que fizeram a última edição do Enem e não obtiveram nota zero na redação. 

Matérias relacionadas