Oportunidade

Sisu 2026: mais de 2,9 mil vagas serão ofertadas no Amazonas; veja como participar

As inscrições acontecem de 19 a 23 de janeiro e a seleção considera notas do Enem de até três edições passadas; entenda

Escrito por Redação
14 de janeiro de 2026
Foto: Divulgação/Internet

No Amazonas, mais de 2.970 novas vagas serão ofertadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para cursos de graduação gratuitos em instituições públicas de ensino superior em todo o estado. As inscrições para o Sisu 2026 estarão abertas de 19 a 23 de janeiro e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Cada candidato poderá escolher até duas opções de curso. Em todo o país, serão disponibilizadas 274.876 vagas, um aumento de 5% em relação ao Sisu 2025, com 13.097 vagas a mais nesta edição.

Foto: Divulgação/Internet 

O Edital nº 29/2025, que estabelece o cronograma e os procedimentos do processo seletivo do Sisu 2026, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

Esta edição é considerada a maior da história do programa, reunindo 136 instituições de ensino superior e a oferta de 7.388 cursos distribuídos em 593 municípios em todo o país, ampliando o acesso à educação superior pública e de qualidade.

Processo seletivo e novidade 

Uma das novidades desta edição é que o Sisu passará a considerar as notas de até três edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), especificamente as de 2023, 2024 e 2025. A nota de maior média ponderada será utilizada para a classificação, de acordo com o curso escolhido. Em caso de empate entre candidatos, será considerada a maior nota obtida em uma das disciplinas, conforme a ordem de prioridade definida pelo Sisu.

Para participar do processo seletivo, os candidatos deverão ter feito o Enem em uma das edições mencionadas, com nota superior a zero na redação, e não poderão ser “treineiros” (alunos que ainda não concluíram o ensino médio e fazem o exame apenas para autoavaliação).

Em relação à distribuição das vagas, os candidatos serão classificados inicialmente na modalidade de ampla concorrência. Após essa etapa, o MEC realizará a reserva de vagas de acordo com a proporção de estudantes de escolas públicas, pessoas de baixa renda, com deficiência, pretos, pardos, indígenas e quilombolas. Além disso, entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro de 2026, os candidatos não selecionados na chamada regular poderão se inscrever na lista de espera, caso desejem.

Matérias relacionadas