Matérias
Esporte

Série C: Manaus FC na UTI e Amazonas encaminhado

"Volto a falar dos dois principais times do futebol amazonense e que estão na série C do Campeonato Brasileiro"

Escrito por
Larissa Balieiro
July 31, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

Volto a falar dos dois principais times do futebol amazonense e que estão na série C do Campeonato Brasileiro. Todas as atenções ficam por conta de Amazonas e Manaus diante das suas trajetórias de acesso nos últimos cinco anos. Porém, hoje o cenário é favorável para um e péssimo para o outro.

Foto: Janailton Falcão

Vou começar pelo Manaus que tem mais tempo de série C. O Gavião subiu em 2019 em um roteiro brilhante de apoio total da cidade e uma Arena da Amazônia lotada. Nos últimos dois anos, o clube estagnou nos planos. Quer dizer, insistiu nos planos que obviamente não deram mais certo. Na minha avaliação, que acompanho o clube desde a criação, a principal mudança foi na gestão executiva de futebol do clube. Nesse últimos dois anos, o Manaus teve dois executivos, sendo que um foi e voltou e está: Fausto Momente.

Antes dele, o Gavião construiu uma trajetória com Ângelo Márcio, hoje no Amazonas. Ângelo é ex-jogador do Nacional, conhece a região. Mineiro, revelou vários atletas que o torcedor amazonense idolatrou diante dos feitos por aqui. Querem exemplos?

Léo Índio Negro do Nacional, Mateus Oliveira que fez os gols do acesso do Manaus, Hamilton que foi e é o maior artilheiro do clube, Vanilson que também foi artilheiro, Rafael Tavares outro artilheiro do Amazonas. A lista aí, já soma pelo menos mais de 100 gols.

Você ter um olhar clínico e técnico vai muito além de você ser apenas um executivo. Tem que saber a realidade que está inserido para incluir e trazer atletas. Na minha visão, o Manaus ainda não se encontrou aí. Não tem um executivo que fomente o clube do que ele realmente precise.

Não estou falando que nenhuma contratação prestou nos últimos dois anos, pelo amor de Deus. Mas os ganhos foram bem menores, os retornos bem menores. Essa conta não está fechando e hoje o Manaus tem o pior tipo de sombra: do rebaixamento. Um trabalho grandioso pode acabar. É, porque você cair de divisão e ressurgir é ainda mais complicado que subir e se manter. Principalmente se insistirem no erro.

Em 2022, o Manaus já deu indícios que não estava bem. Em 2023 a coisa só piorou quando o atual campeão amazonense nem chegou às finais, algo que não acontecia desde 2017.

O Manaus perdeu de novo, agora para o Botafogo da Paraíba. De 8 jogos fora nesta série C, foram 7 derrotas. O próximo confronto do clube na competição é diante do Pouso Alegre e uma derrota lá praticamente define um rebaixamento. Além disso, este ano o Manaus já está no quarto treinador. Roger Silva chegou quarta passada sob forte segredo. Quiseram tanto enganar a imprensa na esperteza quando podiam usar disso para tirar o time dessa situação. Mas, estão mais preocupados com a imprensa do que com o desempenho do Gavião nos jogos.

Eu torço para que esse cenário mude. O Manaus ser rebaixado, é uma tragédia. No ano dos10 anos do clube. Que campanha vexatória!

Bom, agora vamos falar do Amazonas? O clube tem apenas quatro anos e conquistou o acesso em menos tempo que o Manaus. A Onça-pintada subiu para a série C ano passado e este ano debuta na competição. Manteve uma base do time e o treinador. Rafael Lacerda segue no comando desde abril de 2022. Outra aposta de Ângelo Márcio e que deu e tem dado resultado.

Foto: João Normando/Agência LB

O Amazonas depois do acesso manteve a cartilha de planejamento. Conquistou também um inédito título estadual e fez um impecável Campeonato Amazonense. Derrotou clubes como Manaus e o próprio Princesa do Solimões, por exemplo. Para a série C, trouxe um nome expressivo: o atacante Sassá. E deu certo. O atleta é artilheiro da série C com 13 gols e junto com Tiquinho do Botafogo (RJ), da série A, são os maiores goleadores das quatro divisões.

Naturalmente, o rendimento do Amazonas foi colocado à prova. Após liderar a competição por alguns rodadas, perdeu dois jogos e empatou um e chegou a ocupar a 3ªcolocação. Com a recente vitória diante do Figueirense lá em Florianópolis, o aurinegro retomou a primeira colocação e praticamente colocou uma pata no quadrangular da série C. Se tudo permanecer nesta rodada e o Brusque perder nesta segunda-feira, o Amazonas novamente volta a ser líder absoluto. Vamos esperar!

O próximo adversário da Onça é a Aparecidense e uma vitória, o classifica com quatro rodadas de antecedência. Um retrospecto ótimo para acompanhar.

É isso, gente! Espero voltar a falar de bons momentos do Manaus, e de uma classificação e sonho de acesso com o Amazonas.

Beijos,

Larissa Balieiro

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas