O Barezão caminha para as semifinais e os times estão trabalhando duro e reforçando o elenco para tentar conquistar o título mais cobiçado do Amazonas. Amazonas FC, Nacional, Parintins e São Raimundo são os semifinalistas do primeiro turno.
Antes de voltar para o segundo turno do amazonense, em maio, Amazonas FC e Manauara EC vão estrear na Copa do Brasil, contra o Independente EC e Retrô, respectivamente.
Leia Também
Leão nas semis
A equipe do Nacional eliminou a segunda melhor equipe da competição, o Manaus FC, o que pegou os torcedores esmeraldinos de surpresa, que estavam confiantes para a partida.
Vitinho foi quem fez o gol da classificação do Leão da Vila Municipal, aos 39 minutos do segundo tempo, o que custou o cargo de Aderbal Lana, que fazia um bom trabalho no time, mas caiu para a pesada camisa do Nacional.
Com a saída de Lana, o novo técnico é Renatinho Potiguar, que já teve passagens pelo Globo-RN, Asa-AL e Sousa-PB.
Para torcida e diretoria, a chave já virou e o foco está todo no segundo turno, e a apresentadora Larissa Balieiro trouxe a informação que o zagueiro Vinícius Leandro, ex-São Bernardo, é o novo reforço para a defesa do Gavião.
Vale ressaltar que a chuva foi uma das responsáveis pelo resultado, já que o Gavião parecia não correr tanto pelo resultado por ter a vantagem do empate, e quando o clima não ajudou para uma partida bem feita, o Leão aproveitou as adversidades para sair classificado.
Uma cena triste aconteceu durante a partida, quando torcedores do Manaus FC usaram ofensas racistas ao jogador Patrikão, do Nacional. O atleta se despediu do Naça e não jogará o segundo turno.
Em nota, o time Esmeraldino informou que não tomou conhecimento no momento, e que repudia qualquer ato de preconceito.
São Raimundo x Manauara EC
Saindo de um time desistente da competição e montagem de elenco aos 45 minutos, o Tufão venceu o Robozão, que era o favorito para o jogo classificatório, e está nas semifinais do primeiro turno.
Com dois gols de Dedê, o time comandado por Sérgio Duarte surpreendeu, a camisa pesou e passou pelo Manauara, que tinha uma campanha superior à do Tufão. Lucas Sacramento descontou para o Manauara, mas não teve jeito, o Alvi-celeste está nas semis.
Após a queda, Alan George chegou no Robô e vai comandar a equipe no segundo turno. Vale lembrar que o primeiro compromisso oficial dele não será no Barezão, e sim na estrea da Copa do Brasil.
Touro x Tubarão
O Parintins FC não aliviou para o Princesa do Solimões e se mantém com a melhor campanha do campeonato. O time venceu o Tubarão por 3x0 no Chicão Garcia e está na semifinal.
A equipe continua forte, tendo a melhor defesa do campeonato, sofrendo apenas dois gols, e fez sete em seus adversários. Único invicto no grupo, ele chega como um dos favoritos para a final.
O Tourão tem coletivo, alguns bons destaques como Léo Itaperuna, defesa sólida, e um trabalho muito mais maduro, comparado a temporada passada.
Onça x Sapão
No último jogo classificatório, o Amazonas FC venceu o Operário EC dentro da Arena da Amazônia por 4X0, com gols de Fabiano, Diego Torre, Jô e Sassá.
Fazendo sua estreia com a camisa aurinegra, Jô fez um gol de pênalti e levou a torcida à loucura. Mesmo com momentos perigosos, o Sapão não conseguiu finalizar bem, e não descontou contra a Onça.
Apesar de estar longe da forma física esperada, Jô mostrou que tem vontade de melhorar para ajudar o time. Depois de um início fraco dentro da competição, o time de Luizinho Vieira recuperou confiança e está nos trilhos para uma evolução ainda maior.