Esporte

Seis Anos de Onça-pintada: o status do Amazonas FC

O Amazonas é grande, do tamanho da história que construiu respeitosamente e que espero que respeitem até o fim!!

Escrito por Larissa Balieiro
23 de maio de 2025
João normando

Nesta sexta-feira, dia 23 de maio, o Amazonas FC completa seis anos de história, das quais no mínimo dois anos dessa trajetória foi marcante e carregada de significados. O Amazonas desde a sua criação tem fases, como qualquer projeto que nasceu para brilhar. Passa por vários momentos que às vezes acabam sendo colocados a prova o quanto estão realmente preparados para o desafio.

Eu estive lá, quando o Amazonas FC conquistou o acesso de forma invicta para a série A do amazonense em 2019. E aí, a partir do momento que começavam sua trajetória, veio uma pandemia que de fato testou todas as esferas do esporte. A Onça não teve tanto tempo para entender onde estava. A guinada e retomada mesmo veio em 2022, quando tudo passou a ter objetivo mais claro e evidente. No primeiro ano de participação da equipe em uma competição nacional, veio o acesso inédito a série C. Aquela tarde de 28 de agosto de 2022 no estádio Carlos Zamith concentrou mais um sonho realizado do futebol amazonense, chegar a série C após o Manaus FC em 2019. Era como se tivéssemos entrando nos trilhos.

Bom, e aí o Amazonas aproveitou para garantir mais história. No ano seguinte trouxe a maior conquista até aqui do futebol amazonense, que foi exatamente o título brasileiro. O ano de 2023 acredito que tenha sido o melhor da curta e marcante história da Onça. Eles de fato mostraram que o futebol se faz com muito além que dinheiro, envolve inteligência, humildade e um pouco de sorte.

Em 2024 estrearam na série B e não passaram nem metade do perigo que agora estão. E aí que eu quero chegar porque nestes aspectos que eu acho que cerca a história do Amazonas, a humildade acabou ficando em segundo plano. Uma vez eu li que o maior erro de um sortudo é a autoconfiança. Claro que o Amazonas trabalhou e trabalha até hoje incansavelmente, mas assim como acontece em muitos lugares, quando se está ganhando todo mundo quer se aproveitar. Se você não tiver inteligência ou humildade, acaba sendo atropelado.

O Amazonas este ano vive uma fase ruim. Está no terceiro treinador e em número de vitórias no ano, mal tem duas somadas. O elenco visivelmente abaixo para uma série B que nem tão difícil está. Mas paralelo a isso a Onça vai construindo seu legado, tem suas lojas, tem seu nome e suas criações. Não se fala em CT e em investimentos que possam fortalecer esse legado.

Claro que alguns não concordarão com nenhuma palavra dita aqui. Provavelmente levarão para o lado de que é torcida contra. Mas, não é bem assim. Justamente por conhecer a história da Onça desde que ela era barro que considero destacar e criticar esses pontos. Não é à toa que as coisas não estão caminhando bem, o time não venceu na série B ainda, está na zona de rebaixamento.

Falta reconhecer que estão fazendo escolhas ruins e humildade para pedir ajuda de quem realmente quer fazer a diferença no clube e não apenas ganhar status.

O Amazonas é grande, do tamanho da história que construiu respeitosamente e que espero que respeitem até o fim!!

Colunista

Larissa Balieiro

Larissa Balieiro

Jornalista esportiva, apresentadora do Fora de Série AM, proprietária da @agenciaesportiva.lbame vencedora do Prêmio de Jornalista Esportiva mais admirada da região norte.

Matérias relacionadas