Saúde

Segundo Caic TEA é inaugurado no Amazonas ampliando atendimento a crianças com autismo 

A nova unidade oferece terapias integradas e apoio às famílias, fortalecendo a rede estadual de inclusão infantil, no bairro Mundo Novo, na zona Norte de Manaus

Escrito por Redação
23 de outubro de 2025
Foto: Alex Pazuello/Secom

Nesta quinta-feira (23/10), véspera do aniversário de 356 anos de Manaus, foi inaugurado o segundo Centro de Atenção Integral à Criança com Transtorno do Espectro Autista (Caic TEA) da capital. A nova unidade, Caic TEA Gilson Moreira, está localizada no bairro Mundo Novo, na zona Norte da cidade, e amplia a rede de atendimento especializado para crianças com TEA.

O primeiro centro foi inaugurado em julho, na zona Leste, e, de acordo com o governo, a terceira unidade do Caic TEA Afrânio Soares, na zona Sul, deve ser entregue até dezembro, consolidando o novo modelo de atendimento especializado. 

De acordo com o governador Wilson Lima (UB), o objetivo dos centros não é apenas atender as crianças com transtorno do espectro autista, mas também oferecer tratamento e apoio às mães e familiares, construindo um trabalho conjunto com a sociedade civil, instituições e profissionais para garantir uma entrega realmente inclusiva.

“A nossa preocupação foi em fazer um atendimento integral, não só para a criança, que vai ser atendida por esse Caic, mas também à mãe e familiares. Todo esse trabalho que estamos fazendo é ouvindo a sociedade civil organizada, as instituições, os profissionais, para que a gente possa fazer uma entrega inclusiva e fazer com que essas crianças sejam compreendidas, sejam aceitas e que elas também tenham a condição de ser um adulto funcional”, destacou. 

Foto: Diego Peres/Secom

Essa estrutura multiprofissional permite que diferentes áreas da saúde atuem de forma coordenada, assegurando resultados mais efetivos no progresso das terapias. 

Além disso, a equipe é composta por profissionais de diversas áreas, garantindo uma abordagem integrada e centrada no desenvolvimento global das crianças. Entre eles:

  • Psicólogos
  • Fonoaudiólogos
  • Terapeutas ocupacionais
  • Psicopedagogos
  • Psicomotricistas
  • Nutricionistas
  • Assistentes sociais
  • Médicos
Foto: Diego Peres/Secom

A nova unidade amplia a rede de atenção à saúde infantil e integra o projeto estadual que já reformou os 11 Caics da rede, transformando-os em polos de reabilitação, unidades odontológicas e centros especializados para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O Caic TEA Gilson Moreira é resultado da parceria entre o Governo do Amazonas e a Rede TEIA Agir, instituição especializada em terapias para o autismo e responsável pela gestão de unidades em Goiás, São Paulo e, agora, no Amazonas.

O espaço passou por ampla reforma executada pela Seinfra, com apoio do Fundo de Promoção Social (FPS), recebendo melhorias estruturais, elétricas e de acessibilidade para garantir um ambiente seguro e acolhedor às crianças e suas famílias.

Entre os diferenciais da nova unidade estão os espaços projetados para estimular o desenvolvimento e o bem-estar das crianças:

  • Jardim Molhado: ambiente lúdico que estimula o contato com a água e a natureza, promovendo equilíbrio emocional e sensorial.
  • Sala Multisense: equipada com luzes, sons, texturas e estímulos controlados, favorece o relaxamento e a concentração.
  • Área de Estimulação Psicomotora: possui brinquedos adaptados e piso amortecido, voltada ao desenvolvimento motor e social.
  • Sala de Integração Sensorial: espaço onde ocorreu a entrega dos brinquedos da campanha Doe Brinquedos e Ganhe Sorrisos, reforçando o vínculo entre cuidado terapêutico e afeto comunitário.
Foto: Diego Peres/Secom

Matérias relacionadas