O engenheiro Cláudio Machado, conhecido como “Machadão”, ex-candidato a vice-governador do Amazonas e secretário de obras do município de Presidente Figueiredo, foi flagrado por câmeras de segurança da loja Havan, na Avenida das Torres, zona Centro-Sul de Manaus, em uma suposta tentativa de fraude. Segundo a empresa, ele teria trocado a caixa de um produto de R$ 749,90 por outra de R$ 129,90, com o intuito de pagar um valor muito inferior ao real.
O episódio veio a público neste domingo (13/4), após a empresa divulgar um vídeo em seu perfil oficial no TikTok (veja as imagens). As imagens fazem parte de uma série intitulada “Amostradinhos de março”, na qual a rede exibe registros de furtos e tentativas de enganar o sistema de cobrança em lojas espalhadas pelo país. Na gravação, a narração acusa diretamente Machado de querer “dar uma de espertinho”, chamando-o de “criminoso”.
Cláudio Machado, que atualmente ocupa o cargo de secretário municipal de Infraestrutura de Presidente Figueiredo (a 126 quilômetros de Manaus), nega qualquer intenção de cometer fraude. Por meio de nota, ele afirma estar passando por uma situação “muito delicada e profundamente dolorosa”, alegando que está sendo vítima de julgamentos precipitados. Em nota, o ex-candidato diz estar aberto ao diálogo e disposto a esclarecer os fatos de forma transparente.
O Diário da Capital procurou o secretário Cláudio Machado para esclarecer o caso, ele afirma que foi constrangido e que pagou pelo produto em questão.
“Em recente vídeo divulgado nas redes sociais, fui exposto de forma vexatória por um estabelecimento comercial em Manaus, que de forma irresponsável me qualifica como criminoso, ao afirmar que cometi um furto. O que foi comprado foi pago. No momento do pagamento o produto estava lacrado e a funcionária do caixa não observou nenhuma irregularidade ou violação na embalagem, caso contrário teria sido indagado. Durante todo o percurso não fui abordado por nenhum funcionário. Logo, não posso ser acusado de criminoso”, afirmou Machado.
O secretário afirma estar buscando na justiça medidas cabíveis e que a empresa e seu proprietário reparem de alguma forma a exposição e os danos causados a ele.
Também foi solicitada nota do gabinete da Prefeitura de Presidente Figueiredo, que estaria apurando o caso após polêmica com vídeo.
“A Prefeitura de Presidente Figueiredo informa que tomou conhecimento do vídeo que circula nas redes sociais envolvendo um servidor do município. A administração municipal está apurando os fatos com responsabilidade e seriedade, e reforça seu compromisso com a ética e a transparência na gestão pública. Novas informações serão divulgadas assim que a apuração for concluída”, destacou a assessoria da atual gestão.
Histórico
Machado foi candidato a vice-governador do Amazonas em 2022, pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), na chapa encabeçada pela defensora pública Carol Braz. Eles não avançaram para o segundo turno. Agora, o ex-candidato enfrenta uma nova batalha, desta vez fora das urnas, tentando preservar sua reputação diante de uma acusação que ganhou repercussão nacional.