Os saraus e concertos figuram como as atividades culturais com menor adesão por parte dos manauaras. Em contraste, a leitura de livros e os jogos eletrônicos estão no topo das preferências culturais. Os dados fazem parte da pesquisa “Cultura nas Capitais”, realizada pelo Ministério da Cultura (MinC), que traçou o perfil dos hábitos culturais da população em 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal.
O levantamento revelou que 62% dos manauaras optam por livros. Já os jogos eletrônicos (51%) e o cinema (48%) também se destacam como os maiores passatempos. Já 45% dos manauaras preferem visitar locais históricos, como o Museu da Amazônia (Musa) e o icônico Encontro das Águas. As atividades musicais, como shows (41%) e festas populares (36%), também aparecem como atividades que atraem uma parcela considerável da população manauara.
Por outro lado, museus (27%), bibliotecas (25%) e teatro (25%) contam com um público mais restrito, conforme aponta a pesquisa. A participação em feira de livros (21%), circos (14%), atividades de saraus (12%) e concertos (8%) ocupam as posições de menor popularidade entre os manauaras, o que sugere que esses segmentos ainda carecem de maior incentivo e visibilidade.
A pesquisa “Cultura nas Capitais”, conduzida por JLeiva Cultura & Esporte com patrocínio do Itaú e do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Rouanet, e realização do Ministério da Cultura (MinC), foi realizada entre fevereiro e maio de 2024 com 19,5 mil pessoas.
Divulgada na última semana de fevereiro (26/2), a pesquisa trouxe à tona as preferências culturais dos brasileiros em relação a 14 diferentes atividades culturais, sendo elas: livros, jogos eletrônicos, cinema, locais históricos, shows de música, festas populares, museus, bibliotecas, teatro, dança, feiras do livro, circo, saraus, concertos.