Manaus enfrenta um “apagão parcial” de Internet devido ao rompimento de um cabo de fibra óptica que liga a cidade a Porto Velho (RO), ocorrido na manhã deste sábado (17). O incidente afetou os serviços das operadoras Oi, Vivo e Tim, enquanto a Claro permanece operando normalmente. A causa do rompimento não foi revelada.
Segundo Jesaías Arruda, vice-presidente da Associação Brasileira de Internet (Abranet), a instabilidade nos serviços de rede começou por volta das 9h30. Muitas áreas da capital amazonense estão sem Internet residencial e enfrentam dificuldades também com a Internet móvel.
Leia Também
"Ainda não estamos em um 'apagão total', mas há indisponibilidade dessas três operadoras. A Claro, que é a única que está funcionando no momento, está com uma sobrecarga em seu serviço devido ao incidente e, em alguns momentos, tem enfrentado instabilidade também", explicou Jesaías.
Até o momento, não há previsão para o restabelecimento do sinal de Internet das operadoras afetadas. A situação continua sendo monitorada e atualizações serão fornecidas ao longo do dia.