O fim de semana reservou ao futebol amazonense dois cenários distintos. O Amazonas ganhou do CSA e agora mira a segunda fase da série C. E o Manaus empatou sem gols com o Figueirense e foi rebaixado à série D.
Amazonas
O Amazonas voltou a vencer em casa após quase um mês. Diante do CSA, o aurinegro marcou 1 a 0 com gol do volante Ítalo, estreante. Com uma formação de dois meias em campo, o time foi pra cima e beliscou inúmeras finalizações que pararam nas mãos do goleiro Dalberson.

O auxiliar técnico João Antônio foi quem comandou o time à beira de campo já que o técnico Rafael Lacerda estava suspenso. O Amazonas impôs mais seu jogo e conseguiu construir mais.
O resultado fez o time terminar na terceira colocação da primeira fase. No quadrangular final da série C, o aurinegro vai encarar o Botafogo (PB), Paysandu e Volta Redonda.
Manaus
O Manaus deu adeus à série C do Campeonato Brasileiro após quatro anos na competição. O Gavião empatou em 0 a 0 com o Figueirense e caiu de divisão.

O time fez um primeiro tempo bem abaixo e no segundo tempo, recuperou com mais jogadas e pressão até o fim. Apesar disso, não conseguiram balançar as redes.
Luz no fim do túnel
Após o rebaixamento do Manaus a série D, uma informação surgiu e foi devidamente confirmada: a Aparecidense escalou um jogador irregular o que acarretaria em perda de pontos. Com isso, o Gavião retornaria à série C.
O clube amazonense ainda não se manifestou, mas confirmou que vai entrar com uma notícia de infração no Superior Tribunal de Justiça Desportiva.