Matérias
Mundo

Referendo na Venezuela: Essequibo aprovado como estado venezuelano

Eleitores endossam a transformação de Essequibo em um estado venezuelano

Escrito por
Thiago Freire
December 04, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

Os eleitores venezuelanos participaram de um referendo no domingo (3), aprovando, por expressiva maioria, a transformação do território de Essequibo em um estado da Venezuela. Oficialmente pertencente à Guiana desde 1899, a região é objeto de reivindicação pela nação vizinha.

Segundo o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) venezuelano, 95,93% dos 10,5 milhões de eleitores que participaram do referendo apoiaram a incorporação de Essequibo ao mapa do país. A última das cinco perguntas apresentadas no referendo buscava a aceitação oficial de Essequibo, concedendo cidadania e documentos de identidade aos mais de 120 mil guianenses que vivem na região. Apenas 4,07% discordaram da proposta.

As demais perguntas também receberam ampla aprovação, todas com percentuais superiores a 95%. O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, descreveu a jornada como "uma vitória esplendorosa" e destacou a importância histórica do resultado.

A Guiana, por sua vez, considerou o referendo "provocativo, ilegal, inválido e sem efeito legal internacional" e afirma não ter dúvidas sobre a validade do Laudo Arbitral de 1899, que estabeleceu a fronteira atual entre os dois países.

O resultado do referendo desencadeou reações e controvérsias internacionais, alimentando o debate sobre fronteiras na região.

No items found.