Nexta-feira (22/8), a Receita Federal do Brasil disponibiliza para consulta o quarto lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2025. Esse lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores. O crédito bancário das 1.884.035 restituições será realizado ao longo do dia 29 de agosto, no valor total de R$ 2.917.617.001,41.
Desse montante, cerca de R$ 454,6 milhões serão destinados a contribuintes com prioridade legal, distribuídos da seguinte forma:
- 13.515 restituições para idosos acima de 80 anos;
- 72.434 restituições para contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 7.821 restituições para pessoas com deficiência ou doença grave;
- 22.841 restituições para contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério.
Além disso, foram contempladas:
- 1.454.509 restituições para contribuintes não prioritários;
- 312.915 restituições para contribuintes sem prioridade legal, mas que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber via PIX.
Veja como consultar:
- A consulta poderá ser feita de duas formas:
- Pelo site da Receita Federal: acesse “Meu Imposto de Renda”
- clique em “Consultar minha restituição”;
- Pelo aplicativo da Receita Federal, disponível para smartphones e tablets.
Para facilitar o acompanhamento, a Receita disponibiliza um aplicativo para tablets e smartphones, que permite consultar a liberação das restituições e verificar a situação cadastral do CPF.
Caso o contribuinte não esteja contemplado neste lote, deverá acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), no endereço receita.fazenda, e emitir o extrato da declaração. Se houver alguma pendência, será possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.
Problemas com o crédito?
Se a restituição não for depositada, por exemplo, devido a conta bancária desativada, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte poderá agendar o crédito em outra conta via Portal BB ou entrar em contato com a Central de Relacionamento BB:
Capitais: 4004-0001
Demais localidades: 0800-729-0001
Deficientes auditivos: 0800-729-0088
Se o valor não for resgatado em até um ano, será necessário fazer a solicitação via Portal e-CAC. Basta acessar: “Declarações e Demonstrativos” → “Meu Imposto de Renda” → “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Importante:
Contribuintes que não estiverem na lista do segundo lote devem acessar o Portal e-CAC, consultar o extrato da declaração, verificar possíveis pendências e, se necessário, enviar uma declaração retificadora. Isso é fundamental para entrar nos próximos lotes de restituição.