Os servidores dos quadros efetivos da saúde do Amazonas terão um reajuste de 12,13% nos salários referentes à data-base de 2022. A proposta, enviada pelo Executivo por meio da Mensagem Governamental nº 118/2025, prevê o maior percentual já concedido à categoria. Na tarde de quinta-feira (16/10), a Assembleia Legislativa do Estado aprovou o Projeto de Lei nº 887/2025, que autoriza o pagamento desse reajuste.
O acordo, firmado entre o Governo do Amazonas e os sindicatos que integram a Mesa Estadual de Negociação Permanente do SUS (MENP-SUS), estabelece a aplicação imediata de 6,13% a partir de 1º de outubro de 2025. O percentual restante será incorporado de forma escalonada, com parcelas mensais entre janeiro e dezembro de 2026. Segundo o governo, a sanção da lei deve acontecer até o final deste mês de outubro.
Para o governador Wilson Lima (UB), a aprovação reforça o compromisso do governo com a valorização dos profissionais da saúde. “A Saúde tem sido uma das nossas prioridades e continuará recebendo a atenção que merece. O apoio da Assembleia Legislativa tem sido fundamental para que possamos seguir valorizando os servidores públicos”, declarou.
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destacou o avanço nas políticas de gestão de pessoas. “É um avanço, fruto da Mesa de Negociação, que reforça o compromisso do governador com os servidores da saúde”, afirmou.
Representando a categoria, a presidenta do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Amazonas (Sindsaúde-AM), Cleidinir do Socorro, celebrou a conquista. “Esta é uma vitória da categoria, fruto da luta conjunta e da persistência sindical. Seguimos firmes na defesa da valorização dos servidores da saúde”, afirmou.
A medida representa uma reposição das perdas inflacionárias acumuladas em 2022 e soma-se a outros reajustes concedidos nos últimos anos:
- 4,18% em 2023;
- 3,69% em 2024.
Além disso, os servidores também foram contemplados com progressões horizontais e promoções verticais nos anos de 2024 e 2025, com base na avaliação de desempenho funcional.