Matérias
Mundo

Quase 800 migrantes morrem afogados na costa da Tunísia em seis meses

A Tunísia registra regularmente a saída de migrantes, muitos originários da África subsaariana

Escrito por
July 28, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

Nos primeiros seis meses do ano, quase 800 migrantes, em sua maioria cidadãos da África subsaariana, morreram afogados na costa da Tunísia enquanto tentavam chegar à Europa, de acordo com informações da Guarda Nacional do país. No mesmo período, foram resgatados e interceptados cerca de 34.290 migrantes no Mediterrâneo durante a travessia.

A travessia entre o norte da África e as ilhas da Itália e Grécia é conhecida como a rota migratória mais mortal do mundo, resultando em mais de 20.000 mortes por afogamento desde 2014, de acordo com a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

A Tunísia, localizada a menos de 150 km da ilha italiana de Lampedusa em algumas partes de seu litoral, registra regularmente a saída de migrantes, muitos deles originários da África subsaariana.

A situação é agravada pela crescente tensão de xenofobia no país desde que o presidente Kais Saied denunciou, em fevereiro deste ano, a chegada de "hordas de migrantes" ilegais da África subsaariana, alegando que sua presença é fonte de "violência e crimes" e parte de uma conspiração para "alterar a composição demográfica" do país.

A Tunísia enfrenta uma crise econômica desde o golpe de Estado que levou Saied ao poder em 2021. A fim de reduzir o número de migrantes em seu território, o país tem adotado estratégias violentas, incluindo a expulsão de migrantes para áreas inóspitas de fronteira com a Líbia e a Argélia, de acordo com a ONG Human Rights Watch.

Na tentativa de combater a imigração ilegal, a União Europeia assinou uma "parceria estratégica" com a Tunísia em julho, prevendo a atribuição de 105 milhões de euros ao país, incluindo 15 milhões para financiar 6.000 "regressos voluntários" aos países de origem dos migrantes. Entretanto, a situação continua a ser extremamente preocupante, com muitas pessoas enfrentando condições desumanas e perigosas em busca de uma vida melhor.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas