Encerram nesta quinta-feira (29/01) até às 23h50 minutos as inscrições do processo seletivo para o primeiro semestre de 2026 do Programa Universidade para Todos (Prouni). O processo é gratuito e deve ser feito exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Quem pode se inscrever
Para participar do processo seletivo, o candidato deve:
- Ter concluído o ensino médio;
- Ter participado do Enem em 2024 e/ou 2025;
- Ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas cinco provas do exame;
- Não ter zerado a redação.
Além disso, é necessário escolher entre concorrer às bolsas ofertadas na modalidade de ampla concorrência ou àquelas reservadas para ações afirmativas, voltadas a pessoas com deficiência e a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.
O edital do Prouni também veda a inscrição para quem declarou ter participado do Enem na condição de treineiro ou para autoavaliação, antes de concluir o ensino médio. Para fins de classificação e eventual pré-seleção no processo seletivo, será utilizada a edição do Enem em que o estudante obteve a melhor média.
Requisitos de renda:
Para concorrer às bolsas, o estudante deve atender aos seguintes critérios de renda familiar bruta mensal per capita:
- Bolsas integrais (100%): renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa (R$ 2.277,00);
- Bolsas parciais (50%): renda de até 3 salários mínimos por pessoa (R$4.863,00).
Professores da rede pública que estejam concorrendo a cursos de licenciatura ou pedagogia, voltados à formação do magistério da educação básica, estão dispensados da comprovação de renda.
