Esporte

Princesa e Manaus se enfrentam pelo playoff do Barezão Sicredi 2026

Tubarão tem as vantagens de atuar em casa e pelo empate, enquanto Gavião precisa vencer

Escrito por Redação
31 de janeiro de 2026
Foto: João Normando

 O estádio Gilbertão, em Manacapuru, é palco do playoff do Barezão Sicredi 2026 na noite deste sábado (31). Às 19h, a bola rola para Princesa do Solimões e Manaus, em partida que define o classificado à semifinal do primeiro turno. O duelo é uma reedição da final do Barezão 2022, quando o Gavião conquistou o título após duas vitórias contra o Tubarão, garantindo a festa da torcida visitante na Terra da Ciranda.

Vice-líder do grupo B, com sete pontos somados na primeira fase, o Princesa: estreou com derrota por 1 a 0 contra o Manauara, na Arena; venceu por 2 a 0 o RPE Parintins, no Francisco Garcia; venceu por 3 a 1 o Itacoatiara, no Gilbertão; e empatou com o Amazonas em 1 a 1, no Gilbertão. A partida contra o Manaus é a terceira consecutiva do time alvirrubro em casa, e por ter campanha melhor em relação ao adversário, tem a vantagem do empate.

Terceiro colocado do grupo B, com seis pontos somados na primeira fase, o Manaus: estreou com vitória por 1 a 0 sobre o RPE Parintins, no Zamith; venceu o Manauara por 2 a 0, no Zamith; perdeu para o Amazonas por 2 a 1, na Arena; e perdeu para o Itacoatiara por 1 a 0, no Floro de Mendonça. O Gavião só avança à semifinal se vencer fora de casa, dando fim a sua atual sequência de duas derrotas consecutivas.

Destaques

Segundo melhor ataque da competição, com seis gols, o Princesa tem como principal goleador o atacante Gabriel Alves, com dois gols marcados e que já vem sendo chamado pela torcida de ‘Gabigol’. O meia Thiaguinho é o garçom do Barezão, com duas assistências, ambas cobrando escanteio para os gols de cabeça dos zagueiros Fernando Dias e Spice.

Artilheiro isolado do estadual, Léo Bahia tem três gols pelo Manaus, sendo cada um deles marcado nas primeiras três rodadas, sempre saindo do banco de reservas. Curiosamente, na partida em que foi titular contra o Itacoatiara, o atacante não marcou. A defesa sofreu apenas três gols, mesmo número do Princesa, muito por conta das atuações do goleiro Eugênio.

A equipe classificada enfrenta o invicto Nacional, que encerrou a fase de grupos na liderança do grupo B, na fase semifinal, em jogo único a ser disputado em Manaus. Na semi, o clube de melhor colocação – no caso, o Nacional – não possui a vantagem de atuar pelo empate. Desta forma, caso o jogo termine empatado no tempo normal, o classificado é definido em disputa por pênaltis.

Matérias relacionadas