Matérias
Mundo

Primeiro-ministro palestino renuncia ao cargo em meio a tensões

A renúncia ocorre em meio a esforços para um novo governo de unidade entre o Fatah e o Hamas

Escrito por
Redação
February 26, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

O primeiro-ministro palestino, Mohammad Shtayyeh, anunciou sua renúncia ao cargo nesta segunda-feira (26), citando as tensões em Gaza e na Cisjordânia como motivo. Shtayyeh, membro do Fatah, integrante da Autoridade Nacional Palestina (ANP), apresentou sua demissão ao líder da ANP, Mahmud Abbas, afirmando que a decisão ocorre “à luz dos fatos relacionados com a agressão contra a Faixa de Gaza e a escalada na Cisjordânia e Jerusalém”.

A renúncia de Shtayyeh vem em meio a críticas à sua “impotência” diante dos bombardeios israelenses em Gaza e ao aumento da violência na Cisjordânia ocupada desde o início da guerra em outubro de 2023.

Leia Também

O Fatah e o Hamas têm buscado um novo governo de unidade e devem encontrar-se na quarta-feira (28) para discutir o assunto. No entanto, a renúncia de Shtayyeh ainda precisa ser aceita por Abbas, que pode pedir que ele permaneça como interino até que um substituto seja nomeado.

A situação na região é complexa, com Israel prometendo destruir o Hamas e se opondo ao domínio da ANP sobre Gaza após a guerra. A ANP, formada para ser um órgão de governo temporário de todos os territórios palestinos, enfrenta desafios devido à rivalidade entre o Fatah e o Hamas desde a eleição para o Conselho Nacional Palestino em 2006.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas