Matérias
Brasil

Presidente Lula é internado para cirurgia no quadril

A cirurgia visa restaurar a articulação e deve mantê-lo em recuperação por algumas semanas

Escrito por
Thiago Freire
September 29, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu entrada no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, na manhã desta sexta-feira (29), onde será submetido a uma cirurgia para restaurar a articulação do quadril direito. Embora o horário exato do procedimento não tenha sido informado, uma coletiva de imprensa com a equipe médica está prevista ao final do dia.

Lula vem sofrendo de artrose na cabeça do fêmur do quadril direito, que é um desgaste na cartilagem da articulação que pode causar dores e limitações de movimento. Nos últimos meses, as queixas de dor tornaram-se mais frequentes. O presidente está otimista com o resultado do procedimento.

A cirurgia será realizada sob anestesia geral e deve durar algumas horas. Lula deverá permanecer no hospital até terça-feira (3). Não há previsão de que o vice-presidente Geraldo Alckmin assuma a Presidência da República durante esse período.

Após a alta hospitalar, o presidente retornará ao Palácio da Alvorada, a residência oficial, onde despachará ao longo de quatro semanas enquanto se recupera completamente do procedimento. A assessoria da Presidência informou que Lula não realizará viagens durante um período de quatro a seis semanas após a cirurgia.

O próximo compromisso internacional de Lula deverá ser a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, no final de novembro, seguida por uma visita à Alemanha nos dias 4 e 5 de dezembro.

O quadril é uma articulação vital, composta por ossos, músculos e ligamentos, que desempenha um papel fundamental na sustentação do peso do corpo e no movimento humano.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas