Matérias
Esporte

‘Prêmio Marta’: FIFA cria troféu com nome da jogadora brasileira

Honraria reconhecerá a autora do gol mais bonito da temporada no futebol feminino

Escrito por
Thiago Freire
January 17, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

A lendária jogadora brasileira de futebol Marta, seis vezes eleita a melhor do mundo, protagonizou um momento emocionante durante a premiação FIFA The Best. Após Lionel Messi ser anunciado como o melhor jogador pela oitava vez, Marta recebeu uma homenagem especial pelos seus feitos no futebol feminino, tanto dentro quanto fora de campo, lutando pela igualdade de gênero no esporte.

Emocionada, Marta expressou a dificuldade de encontrar palavras para descrever a emoção desse momento único em sua vida. Aos 37 anos, ela teve a honra de ser homenageada desta maneira pela primeira vez.

A FIFA também anunciou que, a partir do próximo ano, entregará o “Prêmio Marta”, reconhecendo a autora do gol mais bonito da temporada no futebol feminino, equivalente ao “Prêmio Puskás” - direcionado aos jogadores masculinos.

A jogadora, recentemente convocada para a seleção brasileira, agradeceu pela homenagem e destacou que isso serve como motivação para continuar buscando evoluir no esporte. Além disso, Marta aproveitou a oportunidade para propagar uma mensagem importante sobre a desigualdade no futebol feminino e no mundo, destacando a necessidade de igualdade e respeito.

Momentos antes da homenagem, a seleção brasileira, representada por lendas que vestiram a amarelinha, conquistou o prêmio de Fair Play por utilizar uma camisa preta em homenagem a Vini Jr. e contra o racismo sofrido pelo atacante no futebol espanhol.

Marta concluiu sua participação na premiação deixando uma mensagem inspiradora: "Quero que todas as mulheres possam enxergar um futuro promissor, onde não sejam direcionadas somente ao futebol, ao esporte, mas a qualquer atividade. Busquemos diariamente, através do que Deus nos direcionou a fazer, um mundo melhor para todos, sem distinção. Busquemos igualdade e respeito”.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas