Matérias
Amazonas

Prefeitura embarga obra da Cacau Show em frente ao Teatro Amazonas

A obra começou nos últimos dias, e rapidamente imagens e declarações de repúdio se espalharam pela internet

Escrito por
Letícia Misna
March 11, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Foto: Fabricio Mendes/Instagram

Nesta segunda-feira (11), o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Amazonas (Iphan) embargaram uma obra que estava sendo feita de forma irregular em frente ao Teatro Amazonas, no Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus. De acordo com informações, a construção seria um quiosque da Cacau Show.

Leia Também

A obra começou nos últimos dias, e rapidamente imagens e declarações de repúdio se espalharam pela internet. Após receber denúncia, o Iphan-AM e o Implurb realizaram uma ação fiscal integrada e constataram que o responsável pelo projeto não tinha autorização para fazer intervenção do tipo no local. O resultado foi um embargo municipal e outro federal.

“Antes de qualquer obra ou intervenção, o interessado ou responsável deve fazer uma pesquisa nos órgãos licenciadores, no caso Iphan e Implurb. O Teatro Amazonas tem tombamento federal e o primeiro passo seria buscar o Iphan, com um projeto ou um pré-projeto e solicitar uma análise prévia. O órgão faz a análise técnica dele e depois o interessado deve dar entrada com o mesmo pedido junto ao Implurb, seja uma obra simples, reforma ou com acréscimo. Qualquer intervenção nessa área tem que passar pelos dois órgãos”, explicou Landa Bernardo, gerente de Patrimônio Histórico (GPH) do Implurb.

O Teatro Amazonas tem tombamento federal desde 1966, pelo próprio Iphan, e pelo município de Manaus, segundo o Decreto Municipal 7.176/2004, que estabelece o setor especial das unidades de interesse de preservação no centro histórico.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas