Saúde

Prefeitura alerta para importância da atualização vacinal a quem planeja ir à COP 30

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) orienta a procurarem uma das mais de 170 salas de vacinação da rede municipal para atualizar seus esquemas vacinais com antecedência

Escrito por Redação
13 de setembro de 2025
Foto: Divulgação

A atualização vacinal será exigida para todas as pessoas que participarão da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorre em novembro, em Belém (PA), a fim de prevenir a transmissão de doenças infecciosas durante o evento.

De acordo com Isabel Hernandes, gerente de Imunização da Semsa, a chegada de visitantes de diversas partes do mundo à capital paraense eleva o risco de circulação de doenças, como Covid-19 e sarampo, o que torna fundamental o reforço na cobertura vacinal, inclusive entre a população do Amazonas, estado vizinho ao Pará. 

“Atualizar as cadernetas de vacina é essencial para a proteção não só daqueles que vão à conferência, como da população em geral, levando em conta também o trânsito regular de pessoas entre o Amazonas e o Pará”, destacou.

A gerente também chama atenção para a vacinação de trabalhadores envolvidos no transporte de passageiros e turismo entre os dois estados. “Esses profissionais vão ter papel relevante no evento, e precisam manter os esquemas das vacinas recomendadas em dia para assegurar a saúde deles e de seus passageiros”, afirmou. 

A recomendação é que a atualização vacinal ocorra pelo menos 14 dias antes da viagem, para garantir a eficácia da resposta imunológica.

Foto: Divulgação/Semsa

Quais são os imunizantes?

Entre os imunizantes recomendados para adultos de 25 a 59 anos estão as vacinas contra hepatite B, febre amarela, difteria, tétano e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). Algumas dessas vacinas exigem reforços periódicos, como no caso da difteria e tétano, cuja dose deve ser repetida a cada dez anos.

Pessoas não vacinadas contra a Covid-19 também devem receber uma dose de reforço. A imunização é indicada, especialmente, para integrantes dos grupos prioritários, como: 

  • idosos;
  • gestantes;
  • puérperas;
  • pessoas com comorbidades;
  • profissionais de saúde;
  • trabalhadores do sistema prisional;
  • populações indígenas;
  • ribeirinhas; 
  • pessoas em situação de rua;
  • entre outros.

Todas as vacinas do calendário nacional são oferecidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A rede municipal de Manaus disponibiliza mais de 170 salas de vacina para aplicação dos imunizantes regulares, e 62 unidades para vacinação contra a Covid-19. 

Os endereços e horários de funcionamento estão disponíveis no site oficial da Semsa. Para ser vacinado, é necessário apresentar um documento oficial com foto, CPF ou cartão do SUS, e o cartão de vacinação, se disponível.

Matérias relacionadas

plugins premium WordPress