Política

Prefeito David Almeida promete expor parlamentares que não destinam recursos para Manaus 

Segundo ele, os parlamentares são eleitos com votos da capital amazonense, mas não retribuem com investimentos

Escrito por Redação
26 de maio de 2025
Antônio Pereira / Semcom

Em entrevista concedida nesta segunda-feira (26) à TV Tiradentes, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), voltou a criticar duramente parlamentares que, segundo ele, foram eleitos com apoio expressivo dos eleitores da capital amazonense, mas não têm contribuído com emendas ou investimentos para a cidade.

Almeida anunciou que, a partir de 2026, pretende tornar públicas as informações sobre quais parlamentares efetivamente ajudam Manaus com recursos. “Essas cobranças serão mais claras a partir do ano que vem. Vamos mostrar quem investe na cidade de Manaus e quem apenas fala da cidade de Manaus”, afirmou.

Segundo o prefeito, a falta de apoio de parte da bancada federal tem dificultado a obtenção de verbas para projetos essenciais nas áreas de infraestrutura e habitação. Por outro lado, ele fez questão de citar os nomes de senadores e deputados federais que, segundo ele, têm mantido diálogo com a gestão municipal e contribuído com emendas parlamentares.

“Tem chegado as emendas. Posso falar do senador Eduardo Braga, Omar Aziz, do próprio senador Plínio Valério”, destacou. Ele também citou os deputados federais Fausto Jr., Silas Câmara, Átila Lins, Sidney Leite e Adail Filho como parlamentares que já demonstraram empenho em apoiar Manaus financeiramente.

Contudo, a crítica mais contundente foi direcionada àqueles que, embora tenham recebido expressiva votação na capital, não procuraram a prefeitura para discutir investimentos. “Os demais nunca procuraram a prefeitura, mesmo recebendo recursos, mesmo sendo bem votados na cidade de Manaus”, disparou.

A declaração desta segunda-feira reforça a postura que o prefeito tem adotado desde o início do ano. Em janeiro, durante um evento oficial, ele já havia criticado o ex-deputado federal e atual secretário municipal Saullo Vianna, acusando-o de não destinar sequer “um real” para a capital, mesmo tendo conquistado a maioria dos votos em Manaus. “Trata mal a população”, declarou à época.

Além das críticas aos parlamentares, David Almeida comentou sobre a precariedade da infraestrutura viária da capital, agravada pelo forte período de chuvas. Ele atribuiu o aumento dos buracos nas ruas e avenidas ao último inverno amazônico, considerado por ele como “rigoroso”.

“O último inverno foi bem rigoroso e, realmente, é preciso se fazer um programa de recuperação da infraestrutura asfáltica da nossa cidade, que já começou”, disse o prefeito. Ele afirmou que, com o fim das chuvas, as obras de recuperação já estão sendo retomadas. O financiamento dessas ações deve vir de um empréstimo de R$ 2,5 bilhões junto ao Banco do Brasil, aprovado pela Câmara Municipal em março, mas ainda não liberado.

Durante o período de chuvas intensas, Manaus registrou alagamentos, deslizamentos e dezenas de famílias afetadas. Enquanto isso, Almeida esteve de férias,  sem emitir qualquer posicionamento público em solidariedade às vítimas.

Ainda durante a entrevista, David Almeida revelou que pretende construir um aquário com peixes amazônicos em Manaus, como parte de um projeto de revitalização urbana e incentivo ao turismo.

Matérias relacionadas